Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, B. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160290121662966pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como propósito analisar as concepções dos estudantes de pedagogia do CFP/UFCG sobre o estágio supervisionado na Educação Infantil para a formação docente, e especificamente, verificar quais as expectativas dos estudantes de pedagogia sobre a profissão do professor mediante a sua experiência como estagiário; bem como averiguar se o estágio supervisionado na educação infantil é tido como uma disciplina isolada ou é trabalhada de forma interativa juntamente com as demais disciplinas do curso; identificar como os professores em formação lidam com a relação teoria e prática na vivência do estágio. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande com seis estudantes do curso de Pedagogia do 9º período, na cidade de Cajazeiras-PB. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, composta por seis questões e subdivididas em quatro tópicos: A importância do estágio supervisionado na educação; As concepções e expectativas sobre a profissão docente; A relação entre teoria e prática; eUniversidade, currículo e condições de estágio. Com a realização desta pesquisa conclui-se que os estudantes consideram o estágio supervisionado na educação infantil como uma experiência de grande valia, sendo o estágio um momento crucial para o desenvolvimento de expectativas perante a profissão docente. Verificou-se também que a teoria e a prática andam lado a lado como suporte uma da outra, e que a Universidade oferece boas condições teóricas a partir das disciplinas que são oferecidas, na qual trabalham em interação visando preparar o estudante para o estágio. Todavia, no estágio supervisionado, os alunos sofrem acentuadas dificuldades financeiras para deslocamentos e confecção de materiais didáticos, e apontam que a Universidade é falha neste quesito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO estágio supervisionado na educação infantil para a formação do pedagogo: A concepção dos universitários.pt_BR
dc.date.issued2016-10-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the conceptions of pedagogy students of CFP / UFCG on supervised training in teacher education of early childhood education and specifically check what the expectations of teaching students about the teaching profession through its experience as an intern; as well as pointing the supervised training in early childhood education is seen as an isolated discipline or is worked interactively with the other disciplines of the course; identify how student teachers deal with the relationship between theory and practice in stage experience. The research was conducted at the Federal University of Campina Grande with six students from the Faculty of Education of the 9th period in the city of Cajazeiras-PB. The qualitative research was to implement a semi-structured interview composed of six questions and divided into four topics were: importance of supervised education, the conceptions and expectations about the teaching profession; relationship between theory and practice, university, curriculum and training conditions. With this research we concluded that students consider the supervised training in early childhood education as a valuable experience, and stage a crucial time for the development of expectations towards the teaching profession. It was also found that the theory and practice go hand in hand and support one another. And that the University offers good theoretical conditions from disciplines that are offered, which work in interaction in order to prepare the student for the internship. However, supervised training, students suffer pronounced financial difficulties, and point out that the University's failure in this regard.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5047-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:49:47Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T15:49:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectpedagogo-formaçãopt_BR
dc.subjectEstudante de pedagogia-CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectEducação infantil-formação docentept_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectpedagogue-trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy Student-CFP / UFCGpt_BR
dc.subjectEarly childhood education-teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Beatriz Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe supervised internship in early childhood education for the formation of the pedagogue: The conception of the university students.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS,Beatriz Santos. O estágio supervisionado na educação infantil para a formação do pedagogo: A concepção dos universitários. 2016. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ SANTOS BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfBeatriz Santos Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2016375.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.