Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROBERTO, F. R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4685474558807344pt_BR
dc.contributor.advisor1SCHRAMM, Vanessa Batista.-
dc.contributor.advisor1IDSCHRAMM, V. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7505499644517781pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.-
dc.contributor.referee2CARVALHO, Edinalva Nogueira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.roberto-
dc.description.resumoEste trabalho propõe a aplicação de um modelo multicritério para um problema de avaliação de desempenho de alunos em instituições de ensino superior. No contexto deste problema, foi possível avaliar o aluno que apresentou uma boa performance ao longo da graduação com o intuito de conceder ao discente uma láurea como forma de reconhecimento por parte da instituição de ensino onde estudou, significando como medida de estímulo ao seu corpo discente. A metodologia se deu a partir da aplicação de questionários aos coordenadores dos cursos de uma universidade localizada no cariri paraibano, a fim de escolher os critérios e definir sua ordem de importância. O modelo de análise multicritério de decisão (Multi- Criteria Decision Analysis - MCDA), mais especificamente o método FITradeoff, foi escolhido para lidar com as informações do problema e, além de definir os pesos para cada critério, aplicar o método com uma turma de alunos concluintes, conforme as preferências elicitadas pelos decisores. Como principal resultado da aplicação foi o critério de coeficiente de rendimento acadêmico (C1), pois foi o critério que mais se destacou dada a ordem de importância definida pelos coordenadores e o processo de elicitação respondido por estes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAplicação do FITradeoff para avaliação de desempenho global de alunos.pt_BR
dc.date.issued2018-02-20-
dc.description.abstractThis work proposes an application of a multicriteria model for a problem of performance evaluation of students in higher education institutions. In the context of this problem, it was possible to evaluate the student who presented a good performance during the graduation with the intention of granting the student a fashion as a form of recognition by the educational institution where he studies, meaning as a stimulus measure to his student body. A methodology is based on the application of questionnaires to the coordinators of the courses of a university located in the cariri of Paraiba, in order to choose the criteria and define their order of importance. The Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA) model, more specifically the FITradeoff method, was chosen to deal with problem information and in addition to defining the weights for each criterion, apply the method with a class of students according to the preferences elicited by the decision makers. As the main result of the application was the criterion of coefficient of academic performance (C1), since it was the criterion that stood out the most given an order of measure defined by coordinators and approval process by them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5048-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:50:50Z-
dc.date.available2019-06-
dc.date.available2019-07-24T15:50:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFITradeoffpt_BR
dc.subjectSeleção de alunospt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectAvaliação global de alunospt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectFITradeoffpt_BR
dc.subjectStudent Selectionpt_BR
dc.subjectMulticriteria Analysispt_BR
dc.subjectGlobal Student Assessmentpt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROBERTO, Fabíola Renata Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFITradeoff application for global student performance evaluation.pt_BR
dc.identifier.citationROBERTO, Fabíola Renata Alves. Aplicação do FITradeoff para avaliação de desempenho global de alunos. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5048pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA RENATA ALVES ROBERTO - TCC Engenharia de Produção 2018..pdfFabíola Renata Alves Roberto TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2018.681.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.