Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5050
Title: Autismo: Uma reflexão sobre o processo de inclusão escolar no município de Catolé do Rocha-PB.
Other Titles: Autism: A reflection on the process of school inclusion in the municipality of Catolé do Rocha-PB.
???metadata.dc.creator???: CARNEIRO, Ana Maria Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
Keywords: Educação inclusiva;Autismo;Inclusão escolar - Catolé do Rocha - Paraíba;Atividades pedagógicas - crianças autistas;inclusive education;Autism;School Inclusion - Rocha-Paraíba Catolé;Pedagogical Activities - Autistic Children
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARNEIRO, Ana Maria Andrade. Autismo: uma reflexão sobre o processo de inclusão escolar no município de Catolé do Rocha-PB. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A pessoa com Transtorno de Espectro Autista necessita de um conjunto de pessoas que possam dar atenção especial, como a família, os profissionais da saúde, a sociedade, bem como a área educacional, sendo que esta última ainda apresenta uma carência de aprofundamento de estudo sobre este contexto. Na educação para as pessoas autistas é necessário ter o mesmo acesso e direitos dos alunos ditos normais. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão da criança autista nas escolas públicas na cidade de Catolé do Rocha-PB, destacando como objetivos específicos, identificar as atividades pedagógicas que o docente desenvolve para o processo de aprendizagem do aluno autista, como também identificar as características do autismo para as mães e as professoras destes autistas. Este estudo relata o processo histórico, os direitos, as associações brasileiras, o processo do diagnóstico e a importância do âmbito educacional para o desenvolvimento do tratamento médico e de aprendizagem das pessoas autistas. Para isto foram abordados alguns autores, tais como: Camargos Jr. (2013); Chiote (2013); Gómez e Terán (2014); Rodrigues e Spencer (2010); Silva (2012), entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, qualitativa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estrutura (gestores, docentes e mães) e a observação (sala regular de ensino). Obtivemos como resultado dos relatos dos sujeitos da pesquisa e das observações, que as crianças são inseridas nas escolas como processo de socialização, pois, percebe-se que existe uma ausência de conhecimento dos docentes para trabalhar com os alunos autistas e que as atividades realizadas pelas docentes são planejadas e colocadas em prática da mesma forma dos alunos ditos normais. Observamos que as mães e as professoras reconhecem várias características do autismo em suas crianças, e este conhecimento foi construído na convivência com a mesma. Conclui-se que o processo de inclusão escolar das crianças autistas nas escolas públicas ainda necessita de ajustes, pois a carência de conhecimento dos docentes dificulta o trabalho de interação com o aluno autista dentro da sala de aula regular. Além disto, a dificuldade de conviver com estas pessoas é explicita nos diálogos dos sujeitos. Pudemos destacar que o autismo precisa ser mais investigado e debatido, tanto no âmbito educacional como familiar, pois ambos têm um papel fundamental para o processo de inclusão e aprendizagem.
Abstract: The person with Autism Spectrum Disorder requires a set of people who can give special attention, such as family, health professionals, society and the education sector, with the latter still has a shortage of study deepening on this context. In education for autistic people is necessary to have the same access and rights of so-called normal students. Thus, this study aimed to analyze the process of inclusion of autistic children in public schools in the city of Catolé Rocha-PB, highlighting specific objectives, identify the educational activities that the teacher develops for the learning process of the autistic student as well as identify autism characteristics for mothers and teachers of these autistic. This study reports the historical process, rights, Brazilian associations, the process of diagnosis and the importance of the educational framework for the development of medical treatment and learning of autistic people. To this have been addressed to some authors, such as: Camargos Jr. (2013); Chiote (2013); Gomez and Teran (2014); Rodrigues and Spencer (2010); Silva (2012), among others. The methodology used was descriptive, qualitative field, and as a tool for data collection semi-structure interview (managers, teachers and mothers) and observation (regular room school).Obtained as a result of the reports of the research subjects and observations, children are placed in schools as socialization process, because it is perceived that there is a lack of knowledge of teachers to work with autistic students and the activities carried out by teachers are planned and put into practice in the same way the so-called normal students. We observed that mothers and teachers recognize several autism characteristics in their children, and this knowledge has been built in harmony with it. We conclude that the process of school inclusion of autistic children in public schools still needs adjustments, because the lack of knowledge of teachers hampers the interaction of working with autistic students within the regular classroom. In addition, the difficulty of living with these people is explicit in the dialogues of the subjects. We can highlight the autistic needs to be further investigated and debated, in both educational as familiar as they both have a key role in the process of inclusion and learning.
Keywords: Educação inclusiva
Autismo
Inclusão escolar - Catolé do Rocha - Paraíba
Atividades pedagógicas - crianças autistas
inclusive education
Autism
School Inclusion - Rocha-Paraíba Catolé
Pedagogical Activities - Autistic Children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5050
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA ANDRADE CARNEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAna Maria Andrade Carneiro. Monografia pedagogia. CFP 2015.402.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.