Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS , Alzair dos.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Rosimar Gomes.-
dc.description.resumoO presente trabalho cujo tema é formação docente: relações entre saberes, identidade e profissão, compreende uma reflexão sobre a formação docente. E tem como objetivo geral: analisar as relações entre saberes, identidade e profissão na formação docente no curso de pedagogia. E como objetivos específicos: identificar como são construídos os saberes docentes e a identidade profissional; investigar quais saberes são obtidos e identidades construídas no decorrer do curso de formação; verificar as contribuições da relação teoria e prática na formação de saberes docentes. Para a realização do trabalho optamos por uma pesquisa bibliográfica dialogando com autores como Imbernón (2006), Perrenoud (2002), Tardif (2007), entre outros. E uma pesquisa exploratória, através de um questionário voltado para 5 professores formados em Pedagogia que estivessem atuando na sala de aula. Dessa forma foi possível compreender que no Curso de Pedagogia dar-se destaque aos conteúdos e pouca importância às atitudes, experiências, trajetória familiar e escolar. Nesta perspectiva, a formação docente é complexa e sua construção de identidades e saberes deve acontecer de forma dinâmica e constante, levando em consideração os saberes da formação, os saberes da disciplina, os saberes curriculares e os saberes experiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação docente: relações entre saberes, identidade e profissão.pt_BR
dc.date.issued2015-11-30-
dc.description.abstractThis work whose theme is Teacher Training: Relations between Knowledge, Identity and Occupation, comprises a reflection on teacher training. And has the general objective: to analyze the relationship between knowledge, identity and profession in teacher training in the pedagogy course. And the following objectives: identify how teaching knowledge and professional identity are built; investigate what knowledge is obtained and identities constructed during the training course; verify the contributions of the relationship between theory and practice in teacher education knowledge. To carry out the work we chose a literature in dialogue with authors such as Imbernon (2006), Perrenoud (2002), Tardif (2007), among others. And an exploratory research through a questionnaire facing five teachers trained in pedagogy they were acting in the classroom. Thus it was possible to understand that the School of Education to give prominence to content and little importance to the attitudes, experiences, family and school life. In this perspective, teacher training is complex and construction of identities and knowledge should happen dynamically and steadily, taking into account the training knowledge, discipline the knowledge, curriculum knowledge and experience knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5052-
dc.date.accessioned2019-07-24T17:09:12Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T17:09:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectProfessor crítica - reflexivopt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectProfessional Identitypt_BR
dc.subjectCritical Teacher - Reflectivept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Mayara Pinheiro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: relations between knowledge, identity and profession.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Mayara Pinheiro da. Formação docente: relações entre saberes, identidade e profissão. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA PINHEIRO DA COSTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfMayara Pinheiro da Costa. Monografia Pedagogia. CFP 2015.266.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.