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dc.creator.IDVALDEVINO, F. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312512087801757pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Andréia Ferreira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044283534835116pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luciana Leandro da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, L. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6417395216828103pt_BR
dc.contributor.referee2ANDRADE, Maria Edgleuma de.-
dc.contributor.referee2IDANDRADE, M. Ept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9765913944784604pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a trajetória das políticas de accountability adotadas pelo Governo do Estado do Ceará, no período entre 2007 e 2014, visando induzir os municípios cearenses a aderir o modelo de gestão educacional por resultados. A pesquisa objetiva compreender a dimensão educativa da atuação do governo cearense na construção e consolidação do modelo gerencial de gestão pública, que, no Estado do Ceará, foi denominado “Gestão por Resultados (GpR)”. Nesse sentido, a dissertação analisa a instituição das políticas de accountability na educação pública do Ceará a partir de 2007, quando os resultados do sistema de avaliação externa passaram a ser utilizados como parâmetro para premiação de escolas e municípios. Foi desenvolvida uma análise histórico-dialética das temáticas da reforma do Estado e da educação, no Brasil e no Ceará, do modelo gerencial de gestão pública e dàs políticas de accountability educacional, fundamentada em revisão bibliográfica, cujos principais autores utilizados foram Coutinho (2006), Neves (2005), Martins (2007), Gramsci (2014), Freitas (2007), Harvey (2014), Freitas (2012), Frigotto (2010), Bonamino e Sousa (2012), Germano (2011), Nobre (2008), Gondim (1995), Afonso (2009), entre outros. Também foi empregada a análise de documentos da política educacional do Ceará, referenciada em Evangelista (2012), que compreende que tais documentos englobam livros e textos, produzidos tanto no âmbito do Estado, quanto por organismos internacionais e por intelectuais orgânicos do campo do capital, que representam seus interesses. Diante da investigação empreendida, compreende-se que há um projeto hegemônico em curso há, aproximadamente, 30 anos na administração pública do Ceará, pautado, no âmbito da administração pública estadual, no gerencialismo e inspirado nos ideais do neoliberalismo da terceira via. Na esfera educacional, este projeto, consubstanciado no modelo de gestão pública baseado no uso dos resultados das avaliações externas, contribuiu para a consolidação de um regime de colaboração sob condicionalidades, entre Estado e municípios cearenses. Nesse contexto, o Estado do Ceará atuou como educador ao criar uma ambiência favorável à inserção das políticas de accountability nas escolas municipais, mediante indução financeira e adesão das políticas do Governo do Estado pelos municípios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de accountability como estratégia para a consolidação do gerencialismo na educação pública cearense (2007-2014).pt_BR
dc.date.issued2018-07-25-
dc.description.abstractThis research analyzes the trajectories of accountability policies adopted by the Ceará State Government from 2007 to 2014, whose aim was to induce the region’s counties to adhere to the result-oriented educational management. The research objective is to understand the educational extent in the state government performance at building and consolidating the managerial model for public management, which in the Ceará State was denominated “Management by Results” (“Gestão por resultados”, also known as “Gpr”). Therefore, the dissertation studies the accountability policies institution in Ceará public education as of 2007, when the external evaluation system results started to be used as a parameter to award schools and counties. For this to occur, this research developed a historic-dialectic analysis of the State and education reform themes, in Brazil and Ceara, of the public management managerial model and the educational accountability policies. It was based on a bibliographical revision, which used mainly the authors: Coutinho (2006), Neves (2005), Martins (2007), Gramsci (2014), Freitas (2007), Harvey (2014), Freitas (2012), Frigotto (2010), Bonamino and Sousa (2012), Germano (2011), Nobre (2008), Gondim (1995), Afonso (2009), among others. It also employed an analysis of Ceará’s educational policy documents, referred in Evangelista (2012), that understands that such documents comprise books and texts, made both by the State and by International organs and organic intellectuals of the capital field, who represent their own interests. In face of the undertaken investigation, it is understood that there is a hegemonic project in course since, approximately, 30 years ago in Ceará public administration. Such project is regulated by managerialism and inspired by thirdway liberalism. In the educational scope, this hegemonic project, consubstantiated in the public management model based on external evaluation results, has contributed to the consolidation of a condition-oriented regimen of collaboration between Ceará State and its counties. Therefore, Ceará State acted as an educator by creating a favorable ambiance to accountability policies insertion in the municipal schools through financial induction and adhesion to the State Government policies by its counties.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5058-
dc.date.accessioned2019-07-24T18:25:10Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T18:25:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectEstado Educadorpt_BR
dc.subjectRegime de Colaboração sob Condicionalidadespt_BR
dc.subjectEducação Pública Cearense - Políticaspt_BR
dc.subjectEducational Managementpt_BR
dc.subjectEducational Statept_BR
dc.subjectConditioned-oriented Collaboration Regimenpt_BR
dc.subjectCearense Public Education - Policiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVALDEVINO, Felippe Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccountability policies as a strategy for the consolidation of managerialism in public education in Ceará (2007-2014).pt_BR
dc.identifier.citationVALDEVINO, Felippe Gonçalves. Políticas de accountability como estratégia para a consolidação do gerencialismo na educação pública cearense (2007-2014). 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5058pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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