Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCEZARIO, F. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4116713979489988pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916201171567416pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais..-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar quais são as prioridades definidas em relação aos recursos do PDDE, além de investigar as concepções dos membros sobre as prioridades escolares em face aos desafios diante das exigências da legislação educacional. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Assim, elaboramos um roteiro de questões que, conforme a necessidade, foram incorporadas outras durante a sua realização. Desse modo, a partir dos relatos textuais dos membros do conselho escolar em uma escola pública, percebemos que o financiamento das politicas educacionais do PDDE é um instrumento relevante para a escola. Os recursos do PDDE são para o custeio dos materiais e não podem ser aplicados no pagamento do salário dos professores. Nesse sentido, entendemos que os membros do conselho são quem definem as prioridades através de reuniões nais quais todos os membros podem indicar as necessidades mais urgentes da escola. A presidenta do conselho escolar priorizou mais os materiais pedagógicos para a sala de aula, buscando melhorar o ensino dos alunos; enquanto o secretário do conselho destaca como prioridades materias de expediente, de limpeza e os materias permanentes para a secretária da escola. As prestações de contas dos recursos recebidos eram realizadas, inicialmente, pela prefeitura, a qual envia os dados online para o FNDE. A fiscalização das contas do conselho escolar também era acompanhada pelo Tribunal de Contas dos Municípios e os teóricos base da pesquisa (ADRIÃO; PERONI, 2007), (ARENDT, 2008), (BASSI, 2011), (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RIBERO, 2007), (SANTOS, 2003), (SOUSA, 2015), (SOUSA, 2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs recursos do PDDE e as prioridades definidas pela escola.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis Work of Conclusion of Course (TCC) has as objective analyze what are the priorities defined by the school council in relation to resources of the PDDE, beyond of investigate the conceptions of the members of the school council about the school priorities in face to the challenges of school council against of the exigency of educational legislation. The technique used for the collect of the data was the semi-structured interview. Like this, we elaborate a guide of questions that, according to the necessity, have been incorporated others during their realization. Thus, from the of the text reports of the members of the school council in a public school, we realized that the funding of the educational policies of the PDDE is an important instrument for the school. The resources of the PDDE are for the defrayment of the materials and cannot be applied in the pay of the salary of the teachers. In this sense, we understand that the members of the council are who define the priorities through of reunions in which all members can indicate the necessities most urgent of the school. In this investigation, we find that the president of the school council prioritized more the pedagogical materials for the classroom, seeking to improve the teaching of the pupils; while the secretary of the council detach as priorities materials of expedient, of cleaners and permanent materials for the secretary of the school. We find still that the instalments of account of the resources received were realized, initially, by the prefecture, which sends the data online for FNDE. The oversight of the accounts of the school council was also accompanied by the tribunal of accounts of the Municipalities theoretical basis and research (ADRIÃO; PERONI, 2007), (ARENDT, 2008), (BASSI, 2011), (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RIBERO, 2007), (SANTOS, 2003), (SOUSA, 2015), (SOUSA, 2012).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5059-
dc.date.accessioned2019-07-25T10:01:51Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T10:01:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectPDDEpt_BR
dc.subjectEducational politicspt_BR
dc.subjectSchool boardpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCEZARIO, Francisco Orlando.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePDDE resources and school-defined priorities.pt_BR
dc.identifier.citationCEZÁRIO,Francisco Orlando. Os recursos do PDDE e as prioridades definidas pela escola. 2015. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO ORLANDO CEZARIO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfFrancisco Orlando Cezario.Monografia Pedagogia. CFP 2015. 1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.