Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar o trabalho docente em relação a temática diversidade étnicorracial no Ensino Fundamental I e, também, discutir como o estudo das diversidades podem colaborar no desenvolvimento das crianças. Sabe-se que uma educação voltada para o conhecimento da diversidade cultural promoverá melhor desempenho e desenvolvimento da população em geral e da negra especialmente, tendo em vista que o currículo escolar ainda está voltado para uma única cultura, a europeia, sem reconhecer a importância da História e da Cultura africana. A escola é um lugar de diversidades e a educação não pode assumir um modelo que privilegia apenas os brancos e inferioriza os negros. Assim, é importante que os professores estejam preparados para os desafios que assolam a sala de aula no cotidiano, bem como assumam posturas que diante de uma situação preconceituosa faça a diferença, tanto para romper com essas situações, como para fortalecer quem sofreu o preconceito. Esse estudo utilizou a pesquisa bibliográfica e também a descritiva, as quais segundo Oliveira (2008) permitem uma maior identificação do problema. Com relação a teoria, baseado-nos em autores que tratam da temática como: Silva (1995), Cavaleiro (2007), Mununga ( 2005), entre outros para melhor compreendermos a temática. Como resultados, percebemos que apesar de algumas professoras mencionarem o tema em suas práticas pedagógicas, muito ainda precisam avançar para que realmente sejam contempladas, no contexto escolar, as diferenças etinicorraciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleProfessoras do ensino fundamental e as diferenças etnicorraciais no contexto escolar.pt_BR
dc.date.issued2015-12-03-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the teaching in relation to the theme: étnicorracial Diversity in Elementary Education I. As also discuss about the study of diversity and how it can assist in the development of children. It is known that an education for the knowledge of cultural diversity will promote better performance and development of the general population and the black especially considering that the school curriculum is still facing a unique culture, European, without recognizing the importance History and African Culture. In this sense, the school is a place of diversity and education can not take an archaic model that favors only the whites and inferior blacks. It is noteworthy that it is important that teachers are prepared for the challenges that plague the classroom, especially in everyday life. So, they take conciliatory stance, given the situation that present themselves daily and that way make a difference, to break through the barrier of prejudice and racial discrimination. Because only then we will have a more democratic and egalitarian school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5060-
dc.date.accessioned2019-07-25T10:24:52Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T10:24:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.subjectDiversidade etinicorracialpt_BR
dc.subjectSala de aula - diferenças etinicorraciaispt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectElementary school Ipt_BR
dc.subjectEthinicorracial Diversitypt_BR
dc.subjectClassroom - Ethnicorracial Differencespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Aline Geane Viana da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElementary school teachers and ethnic-racial differences in the school context.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Aline Geane Viana da. Professoras do ensino fundamental e as diferenças etnicorraciais no contexto escolar. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE GEANE VIANA DA COSTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAline Geane Viana da Costa. Monografia Pedagogia. CFP 2015.478.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.