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dc.creator.IDCAVALCANTE, E. F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0052985976452882pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Kelly Cristina Costa.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, K. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490702885382062pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luiz Antonio Coêlho.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.cavalcante-
dc.description.resumoA erradicação da pobreza e a redução substancial dos níveis de desigualdade no Brasil são metas dificilmente alcançáveis, em um prazo razoável, sem que se recorra a mecanismos diretos de redistribuição. Os programas de transferência de renda de natureza não contributiva são exemplos claros da adoção desse tipo de mecanismo. Diante do exposto o trabalho tem como problemática verificar em que medida as condicionalidades criadas pelo PBF traz melhorias nos indicadores de saúde e educação no município de Sumé, observando os dados relativos a Paraíba, a região Nordeste e no Brasil? O trabalho teve como objetivo geral analisar o índice de acompanhamento das condicionalidades de Educação e Saúde estabelecidas pelo Programa Bolsa Família no município de Sumé, observando os indicadores do estado da Paraíba, da região Nordeste e do Brasil entre os anos de 2013 a 2015, relacionando-os ainda, as condicionalidades de saúde com índice de mortalidade fetal e infantil. A Metodologia utilizada é classificado como um estudo descritivo, exploratório, de natureza quali-quantitativa, com a utilização de um estudo bibliográfico e documental, sendo um estudo de caso realizado no município de Sumé – Paraíba. No presente trabalho foi concluído que apesar dos indicadores de saúde e educação do município de Sumé estarem em nível de acompanhamento considerados muito alto (com exceção do último semestre do ano de 2015, relacionado a saúde), o município tem a obrigatoriedade de buscar estratégias para acompanhar todo público atingido pelas condicionalidades de Saúde e Educação do Programa Bolsa Família. Sendo necessário um planejamento sistemático/intersetorial de todos os órgãos para garantir os direitos fundamentais estabelecidos nas áreas de educação, saúde e assistência social para os beneficiários do PBF.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleÍndice de acompanhante das condicionalidades de educação e saúde do programa bolsa família (2013-2015).pt_BR
dc.date.issued2017-06-
dc.description.abstractThe eradication of poverty and the substantial reduction of levels of inequality in Brazil are goals that are difficult to attain, within a reasonable time, without recourse to direct mechanisms of redistribution. Non-contributory income transfer programs are clear examples of the adoption of such a mechanism. In view of the above, the work has as problematic to verify to what extent the conditionalities created by the PBF brings improvements in the indicators of health and education in the city of Sumé, observing the data related to Paraíba, the Northeast region and in Brazil? The objective of this study was to analyze the index of monitoring of the conditionalities of Education and Health established by the Bolsa Família Program in the city of Sumé, observing the indicators of the state of Paraíba, the Northeast region and Brazil between the years of 2013 and 2015, relating - health conditionalities with fetal and infant mortality rates. The methodology used is classified as a descriptive, exploratory, qualitative-quantitative study using a bibliographical and documentary study, being a case study carried out in the city of Sumé - Paraíba. In the present study, it was concluded that although health and education indicators in the city of Sumé are very high (except for the last half of the year 2015, related to health), the municipality has the obligation to seek strategies to To accompany all public affected by the Health and Education conditionalities of the Bolsa Família Program. There is a need for systematic / intersectoral planning of all organs to guarantee the fundamental rights established in the areas of education, health and social assistance for the beneficiaries of the BFP.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5065-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:37:13Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T11:37:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectPrograma de transferência de rendapt_BR
dc.subjectPrograma bolsa famíliapt_BR
dc.subjectPublic administration  pt_BR
dc.subjectIncome Transfer Program  pt_BR
dc.subjectFamily Grant Programpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Edson Francisco Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccompanying index of education and health conditionalities of the Bolsa Família Program (2013-2015).pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Edson Francisco Alves. Índice de acompanhante das condicionalidades de educação e saúde do programa bolsa família (2013-2015). 2017. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5065pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão das Políticas Públicas

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