Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, K. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658099510955914pt_BR
dc.contributor.advisor1BORBA, Valéria Maria de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDBORBA, V. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764023649002251pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental na resolução dos diferentes tipos de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas. E respaldou-se no objeto de estudo voltado para a resolução de problemas que abrangem as Estruturas Multiplicativas. Este, por sua vez, está composto teoricamente na compreensão de que a Matemática está e sempre esteve presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade e, atualmente, uma de suas principais características se refere à resolução de problemas. Nessa perspectiva, a capacidade para resolver problemas se coloca cada vez mais como uma necessidade primordial a ser desenvolvida nos estudantes, e estes quando deparados a essa situação fazem uso de estratégias próprias, ou não, para solucionarem tais situações-problema. Diante dessa discussão, é necessário que os estudantes percebam a importância das estratégias na medida em que as utilizem como ferramenta para o seu desenvolvimento, quer seja no raciocínio lógico, ou na formalização de novas formas de pensamento e ação. Contudo, torna-se relevante que o professor tenha conhecimento dessas estratégias, as quais devem ser respeitadas e aproveitadas por ele no processo de ensino e aprendizagem escolar. Assim, adotou-se como instrumento de coleta de dados a elaboração, aplicação e análise de uma atividade contendo seis situações-problemas de multiplicação e divisão, de variados tipos, denominados de problemas de estruturas multiplicativas, além de questionamento acerca do caminho percorrido para se chegar ao resultado final deste, a quatro estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras – PB. Portanto, no que se diz respeito aos resultados desse trabalho, constatou-se, de modo geral, que os estudantes, por sua vez, fazem uso de diferentes estratégias quando deparados com a resolução de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas, na medida em que utilizam da representação simbólica como procedimento para se chegar aos resultados esperados das situações-problemas. Todos os sujeitos participantes da pesquisa apresentaram facilidade em responder as estruturas referentes aos cálculos de multiplicação, porém, no que diz respeito aos de divisão, não obtiveram êxito nas resoluções que envolviam dois algoritmos no divisor, sendo o aspecto em que encontraram maior dificuldade no cerne da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleResolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present work had as main objective to analyze the strategies of students of the 5th year of elementary school in solving different types of problems involving the multiplicative structures. And if endorsed on the object of study geared to solving problems covering the multiplicative structures. This, in turn, is composed theoretically in understanding that mathematics is and has always been present in the events and relationships of mankind, and currently one of its main characteristics refers to problem solving. In this perspective, the ability to solve problems arises increasingly as a prime to be developed in the students need, and when they encountered this situation make use of their own strategies, or not, to solve such problem situations. Given this discussion, it is necessary that students understand the importance of strategies to the extent that the use as a tool for development, whether in logical reasoning, or to formulate new ways of thinking and action. However, it is important that the teacher be aware of these strategies, which must be respected and utilized by him in teaching and school learning. Thus, it was adopted as an instrument of data collection the design, implementation and analysis of an activity containing six situations-problems of multiplication and division, of varying types, called problems of multiplicative structures in addition to questioning about the path taken to reach the end result of this, the four students in a class of 5th grade of elementary school to a public school of the city of Cajazeiras - PB. Therefore, as regards the results of this study, it was found, in general, the student, in turn, make use of different strategies when faced with solving problems involving the multiplicative structures, insofar as use of symbolic representation as a procedure to reach the expected results of problem situations. All subjects in the study showed ease in answering the structures related to multiplication calculations, however, with regard to the division, did not succeed in resolutions involving two algorithms on the splitter, and the respect in which they found greater difficulty at the heart search.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5067-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:53:02Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T11:53:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstruturas multiplicativaspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEstratégias dos estudantespt_BR
dc.subjectMultiplicative structurespt_BR
dc.subjectTroubleshootingpt_BR
dc.subjectStudent Strategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Kamilla Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProblem solving involving multiplicative structures: student strategies.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Kamilla Ferreira.Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes. 2014. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAMILLA FERREIRA CAVALCANTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfKamilla Ferreira Cavalcante. Monografia Pedagogia. CFP 2014.583.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.