Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5087
Title: Ações metodológicas para avaliar a concepção escolar no processo de conscientização sobre drogas através da química orgânica no município de São José de Piranhas-PB.
Other Titles: Methodological actions to evaluate school conception in the process of drug awareness through organic chemistry in the municipality of São José de Piranhas-PB.
???metadata.dc.creator???: CEZÁRIO, Anne Fabelly Ramalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES, Luciano Leal de Morais.
Keywords: Drogas;Ensino;Química orgânica;Drugs;Teaching;Organic chemistry
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CEZÁRIO, Anne Fabelly Ramalho. Ações metodológicas para avaliar a concepção escolar no processo de conscientização sobre drogas através da química orgânica no município de São José de Piranhas-PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A relação de alguns tópicos da Química Orgânica com o tema das drogas é atual, e merece total preocupação por ser um tema polêmico e delicado, de grande repercussão na mídia e na sociedade. Para um processo de conscientização, esclarecimentos e diminuição de consumo é necessário o uso de campanhas educativas veiculadas a escola. A presente pesquisa desenvolveu-se na Escola Normal Ensino Médio São José na cidade de São José de Piranhas com a participação de 21 alunos do 3º ano com o objetivo de analisar as concepções prévias dos alunos e contextualizar o ensino de Química Orgânica com o tema central droga. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo pesquisa-ação e bibliográfica. De acordo com os dados coletados 85% dos alunos não tem conhecimento da fórmula química de nenhuma droga. Apesar de não relacionar o tema das drogas com a química 64% afirmaram que a droga mais destruidora era o crack.
Abstract: The relationship of some topics of Organic Chemistry with the topic of drugs is current, and deserves full concern for being a controversial and delicate theme, of great repercussion in the media and society. For a process of awareness, clarification and reduction of consumption it is necessary to use educational campaigns broadcasted to the school. The present research was developed at the São José Normal High School in the city of São José de Piranhas with the participation of 21 students of the 3rd year with the objective of analyzing the previous conceptions of the students and contextualizing the teaching of Organic Chemistry with the central theme. damn it. The research has qualitative and quantitative action-research and bibliographical character. According to the data collected 85% of students are unaware of the chemical formula of any drug. Despite not relating drugs to chemistry 64% said the most destructive drug was crack.
Keywords: Drogas
Ensino
Química orgânica
Drugs
Teaching
Organic chemistry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5087
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE FABELLY RAMALHO CEZÁRIO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfAnne Fabelly Ramalho Cezário. TCC Licenciatura em Química 2017481.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.