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dc.creator.IDMARQUES, J. V. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2506614668742153pt_BR
dc.contributor.advisor1AMORIM JÚNIOR, Wanderley Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDAMORIM JÚNIOR, W. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131607733881361pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Marco antônio dos.-
dc.contributor.referee2CARVALHO, Laura Hecker de.-
dc.description.resumoOs compósitos poliméricos costumam ter uma elevada resistência mecânica em relação à sua densidade. Uma característica fundamental para que os materiais possam ser utilizados na engenharia é a previsibilidade de seu comportamento quanto ao carregamento. Devido à natureza heterogênea da estrutura dos compósitos e devido a interação entre suas fases constituintes as características deste material dependem das propriedades das fases constituintes, da fração volumétrica de cada fase constituinte, da iteração entre suas fases e do método de fabricação. Este trabalho trata do desenvolvimento de garras para ensaio mecânico, para materiais compósitos, que possibilitem obter o valor do cisalhamento interlaminar de compósitos poliméricos. O cisalhamento interlaminar permite avaliar, entre outras coisas, a influência do método de fabricação na resistência do compósito. Foram desenvolvidos dois tipos de garras: o tipo Iosipescu e o tipo V-notched Rail Shear. Para o desenvolvimento das garras de ensaio foi utilizada a metodologia seguinte: Projeto Informacional, Projeto conceitual, Projeto Preliminar, Projeto Detalhado, Fabricação e Testes. Além da montagem de um sistema de Instrumentação para avaliar a deformação localizada no centro dos corpos de prova. Os resultados obtidos com a garra Iosipescu apresentaram uma variação de 13,6% em relação a literatura, enquanto naquelas obtidas com a garra V-notched Rail Shear obtiveram uma variação de 3,9 % em relação a literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânica.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de garras para ensaio de cisalhamento em materiais compósitos.pt_BR
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/508-
dc.date.accessioned2018-04-26T21:10:23Z-
dc.date.available2018-04-26-
dc.date.available2018-04-26T21:10:23Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCisalhamento Interlaminarpt_BR
dc.subjectIosipescupt_BR
dc.subjectV-Notched Rail Shearpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Garraspt_BR
dc.subjectCompósitos Poliméricospt_BR
dc.subjectEnsaio Mecânicopt_BR
dc.subjectEnsaio de Cisalhamento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, João Vitor de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeClaws development for shear test on composites materials.pt_BR
dc.relationPolymer composites in general have a high mechanical strength relative to their density. A feature displayed by the materials so that they can be used for engineering purposes is behavior predictability with respect to load. Due to the heterogeneous nature of the structure of composites and to the interaction between their constituent phases the property of these materials depend on the properties of their constituent phases, their volume fraction, phase interaction and manufacturing method. This work deals with the development of claws for mechanical testing for composite materials, to obtain the interlaminar shear value of polymer composites. The interlaminar shear allows for the evaluation of the influence of the manufacturing method on the composite’s strength. Two types of jaws have been developed: the Iosipescu type and the V-notched Rail Shear type. The following methodology was used: Informational Design, Conceptual Design, Preliminary Design, Detailed Design, Manufacturing and Testing as well as the assembly of an instrumentation system for evaluating the deformation at the center of the specimens. Results obtained with the Iosipescu claw varied 13,6% with those reposted in the literature while those obtained with the Vnotched rail Shear claw showed a 3,9% variation with respect to the literature.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, João Vitor de Queiroz. Desenvolvimento de garras para ensaio de cisalhamento em materiais compósitos. 2014. 175f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/508pt_BR
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