Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092
Title: A prática da música na educação infantil.
Other Titles: The practice of music in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Música;Educação infantil;Musicalização;Aprendizado;Crianças;Music;child education;Musicalization;Learning;Children
Issue Date: 23-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização.
Abstract: This research aims to analyze practices that include music in the learning of children in Early Childhood Education. In this sense, music has its singularities, originating in wide and distinct historical contexts. Thus it is also seen as an instrument and / or facilitator of learning, since it becomes a contributor to the development of the child in her/his entirety. That is why, when entering this practice we find musicalization, which becomes a viable tool and can positively influence the development of learning and other peculiarities in the child. Therefore, to analyze the practices that include music in children's learning in Early Childhood Education, this work is based on a Field and Bibliographic Research, which will analyze the speeches of 3 teachers who work in Early Childhood Education, specifically speaking in the day care center context. Finally, we can know the process of constructing a subject, as well as recognizing their links to music, and the progression of phases and activities proposed from music, in the same way using musicalization.
Keywords: Música
Educação infantil
Musicalização
Aprendizado
Crianças
Music
child education
Musicalization
Learning
Children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEDYCIANNY KAYSKA BATISTA DIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfGledycianny Kayuska Batista Dias. Monografia Pedagogia. CFP 2018.449.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.