Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094
Title: Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
Other Titles: Caregiver or educator: the search for (re) building the identity of early childhood educators.
???metadata.dc.creator???: DUNGA, Elisabete Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
Keywords: Educadores - educação infantil;Educação infantil;Identidade profissional - educador;Professores - educação infantil;Educação - crianças;Educators - Early Childhood Education;child education;Professional Identity - Educator;Teachers - Early Childhood Education;Education - Children
Issue Date: 27-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores.
Abstract: This monograph has as research question: How is being constructed the professional identity of teachers of Early Childhood Education? And to answer this question we elaborated the following objectives: Analyze the construction process of professional identity of the teachers of Early Childhood Education; identify the profile of professionals who work in Early Childhood Education; reflect the changes occurred in relation to the professional identity of teachers of Early Childhood Education; discuss the presence of male teachers in Early Childhood Education. The discussion of teacher professional identity of Early Childhood Education has been the subject of numerous reflections in different areas of knowledge.Thus, studying this thematic enabled us a different look at this issue, because we got some clues to think about the construction of teacher identity, considering the specifics of their function and how it is seen by societyso he can see you in that place of childhood educator. In the methodology we work qualitative research from a semi-structured interview, considering the case study with a teacher, of the male gender, who works in Early Childhood Education classroom. We conclude that this work, to prioritize the construction of the professional identity of teachers of early childhood education, enables us to understand the challenges that arises in contemporary society routinely, especially with regard to the recognition of this subject as a professional with knowledge and practices specific in the educational context.So, we can say that the changes in the Basic Education afforded significant advances in relation to specific aspects of professional educators.
Keywords: Educadores - educação infantil
Educação infantil
Identidade profissional - educador
Professores - educação infantil
Educação - crianças
Educators - Early Childhood Education
child education
Professional Identity - Educator
Teachers - Early Childhood Education
Education - Children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISABETE RODRIGUES DUNGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfElisabete Rodrigues Dunga. Monografia pedagogia. CFP 2016.319.39 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.