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Title: Dificuldades docentes no processo de ensino-aprendizagem com alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Teaching difficulties in the teaching-learning process with students with disabilities in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Maria do Rosário.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Anne Cristine.
Keywords: Educação infantil;Ensino fundamental - dificuldades em aprendizagem;Psicologia educacional;Child education;Elementary school - learning disabilities;Educational psychology
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Maria do Rosário. Dificuldades docentes no processo de ensino-aprendizagem com alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como propósito compreender as dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com quatro professores que atuam em uma escola da rede publica municipal da cidade de São João do Rio do Peixe/PB. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista individual, na modalidade semiestruturada. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir de técnicas do método de análise de conteúdo, desenvolvido na perspectiva de Bardin. No referencial teórico foi adotado o pensamento de Sassaki, (2002), Silva, Vilela e Oliveira, (2012). Os resultados da pesquisa nos apontam que as dificuldades docentes frente à inclusão são a falta de capacitação ou formação de professores, a necessidade de apoio pedagógico por parte da escola e a indisponibilidade de materiais pedagógicos que possam suprir adequadamente as necessidades dos alunos e também dos professores, além de um espaço escolar suficiente para acolher devidamente os discentes com deficiência. Verificou-se que mesmo com todas as dificuldades, a escola se interessa em receber crianças com deficiência, mas apenas as recebe em cumprindo à lei e isso não é suficiente para o processo de inclusão. Há um desejo de mudanças por partes dos docentes que trabalham com a educação inclusiva. É essencial que a escola reorganize as suas práticas pedagógicas, refletindo sobre como aperfeiçoar ou transformar seus métodos de ensino para poder desenvolver um bom trabalho, procurando superar os problemas e facilitar a integração, adaptação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, pois são esses os objetivos da escola em relação ao aluno com deficiência propostos pela educação inclusiva.
Abstract: This study aimed to understand the difficulties experienced by teachers in the teaching and learning process of students with disabilities in the initial years of elementary school. The qualitative research was carried out with four teachers who work in a school of the municipal public network of the city of São João do Rio do Peixe / PB. The instrument of data collection was the individual interview, in the semistructured modality. The data collected were organized and analyzed using techniques of the method of content analysis, developed from Bardin's perspective. In the theoretical reference was adopted the thought of Sassaki, (2002), Silva, Vilela and Oliveira, (2012). The results of the research indicate that the difficulties faced by teachers are the lack of training or training of teachers, the need for pedagogical support by the school and the unavailability of pedagogical materials that can adequately meet the needs of students and also teachers, as well as a sufficient school space to accommodate students with disabilities. It has been found that even with all difficulties, the school is interested in receiving children with disabilities, but only receives them in compliance with the law and this is not enough for the inclusion process. We emphasize that there is a desire for changes in the number of teachers working with inclusive education. We consider it essential that the school reorganize its pedagogical practices, reflecting on how to improve or transform its teaching methods in order to develop good work, to overcome problems and to facilitate the integration, adaptation and learning of students with disabilities, as they are the objectives of the school in relation to students with disabilities proposed by inclusive education.
Keywords: Educação infantil
Ensino fundamental - dificuldades em aprendizagem
Psicologia educacional
Child education
Elementary school - learning disabilities
Educational psychology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5095
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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