Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098
Title: A educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba.
Other Titles: Environmental education in the view of high school students in the city of Sumé, Paraíba.
???metadata.dc.creator???: CHAVES, Elaine Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Ozildo dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Rosélia Maria de Sousa.
Keywords: Educação - Ensino médio;Meio ambiente;Educação ambiental;Política pública;Education - High School  ;Environment  ;Environmental education  ;Public policy
Issue Date: 15-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CHAVES, Elaine Araújo. A educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba. 2017. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental se apresenta atualmente como uma eficaz estratégia pedagógica de prevenção às inúmeras crises ambientais que danificam o plane ta Terra. Logo, a introdução dessa temática nas escolas de ensino médio no M unicípio de Sumé PB é necessária, pois contribuirá para um futuro mais sustentável. Sendo a Educação Ambiental um instrumento de mudança de consciência dos estudantes, essa pesquisa traz como objetivos fundamentais a visão dos estudantes do 3° ano do ensino médio quanto ao ensino ambiental ofertado pela Escola Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz e pelo Instituto Educacional Imaculada Conceição; a existência de disparidad e de conhecimento ambiental entre os alunos e as possíveis causas dessa disparidade no preparo dos estudantes para uma consciência ambiental futura. Essa pesquisa foi realizada através de um estudo exploratório de caráter quantitativo e qualitativo. Para t anto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, com observação “in loco” da realidade vivenciada pelos estudantes, sendo feita uma coleta de dados por meio de questionários. A presente pesquisa se mostrou fundamental, pois os dados apres entados desmistificam o senso comum de que existe uma elevada disparidade de conhecimentos entre os estudantes das escolas pública e privada, além de apresentar um necessário investimento por parte dos gestores das escolas em infraestrutura, projetos e aul as ligados a Educação Ambiental e maior participação dos atores educacionais na formação ambiental dos estudantes. Sendo assim, possibilitará aos estudantes as condições necessárias para uma formação cidadã, crítica, consciente ambientalmente e multiplicad ores das práticas sustentáveis.
Abstract: Environmental Education is currently presented as an effective pedagogical strategy to prevent the various environmental crises that damage Earth. Therefore, the introduction of this theme in high schools in the municipality of Sumé PB is necessary, as it will contribute to a more sustainable future. Being Environmental Education an instrument of consciousness change for the students, this research brings as its main goals the perception of the 3rd year high school students regarding environmental education offered by Escola Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz and Instituto Educacional Imaculada Conceição ; the existence of disparity of environmental knowledge among students and the possible causes of the disparity in the students' preparation for future environmental awareness. This research was carried out through an exploratory study of quantitative and qualitative character. For this, a literature search was conducted, as well as a field work with on site observation of the reality experienced by stud ents, being made a data collection through questionnaires. The present research was fundamental, since the presented data demystify the common sense that there is a high disparity of knowledge between students from public and private schools, besides prese nting a necessary investment by the school managers in infrastructure, projects and classes related to Environmental Education and a greater participation of educational actors in the environmental training of students. This way, students will be provided with the necessary conditions for citizen, critical, environmentally conscious formation and multipliers of sustainable practices.
Keywords: Educação - Ensino médio
Meio ambiente
Educação ambiental
Política pública
Education - High School  
Environment  
Environmental education  
Public policy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098
Appears in Collections:Especialização em Gestão das Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE ARAÚJO CHAVES - TCC ESpecialização em Gestão das Políticas Públicas 2017..pdfElaine Araújo Chaves - TCC Especialização em Gestão das Políticas Públicas 2017.880.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.