Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCHAVES, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4644301156136909pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Ozildo dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1402817835946608pt_BR
dc.contributor.referee1DORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Rosélia Maria de Sousa.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.chaves-
dc.description.resumoA Educação Ambiental se apresenta atualmente como uma eficaz estratégia pedagógica de prevenção às inúmeras crises ambientais que danificam o plane ta Terra. Logo, a introdução dessa temática nas escolas de ensino médio no M unicípio de Sumé PB é necessária, pois contribuirá para um futuro mais sustentável. Sendo a Educação Ambiental um instrumento de mudança de consciência dos estudantes, essa pesquisa traz como objetivos fundamentais a visão dos estudantes do 3° ano do ensino médio quanto ao ensino ambiental ofertado pela Escola Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz e pelo Instituto Educacional Imaculada Conceição; a existência de disparidad e de conhecimento ambiental entre os alunos e as possíveis causas dessa disparidade no preparo dos estudantes para uma consciência ambiental futura. Essa pesquisa foi realizada através de um estudo exploratório de caráter quantitativo e qualitativo. Para t anto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, com observação “in loco” da realidade vivenciada pelos estudantes, sendo feita uma coleta de dados por meio de questionários. A presente pesquisa se mostrou fundamental, pois os dados apres entados desmistificam o senso comum de que existe uma elevada disparidade de conhecimentos entre os estudantes das escolas pública e privada, além de apresentar um necessário investimento por parte dos gestores das escolas em infraestrutura, projetos e aul as ligados a Educação Ambiental e maior participação dos atores educacionais na formação ambiental dos estudantes. Sendo assim, possibilitará aos estudantes as condições necessárias para uma formação cidadã, crítica, consciente ambientalmente e multiplicad ores das práticas sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2017-09-15-
dc.description.abstractEnvironmental Education is currently presented as an effective pedagogical strategy to prevent the various environmental crises that damage Earth. Therefore, the introduction of this theme in high schools in the municipality of Sumé PB is necessary, as it will contribute to a more sustainable future. Being Environmental Education an instrument of consciousness change for the students, this research brings as its main goals the perception of the 3rd year high school students regarding environmental education offered by Escola Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz and Instituto Educacional Imaculada Conceição ; the existence of disparity of environmental knowledge among students and the possible causes of the disparity in the students' preparation for future environmental awareness. This research was carried out through an exploratory study of quantitative and qualitative character. For this, a literature search was conducted, as well as a field work with on site observation of the reality experienced by stud ents, being made a data collection through questionnaires. The present research was fundamental, since the presented data demystify the common sense that there is a high disparity of knowledge between students from public and private schools, besides prese nting a necessary investment by the school managers in infrastructure, projects and classes related to Environmental Education and a greater participation of educational actors in the environmental training of students. This way, students will be provided with the necessary conditions for citizen, critical, environmentally conscious formation and multipliers of sustainable practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098-
dc.date.accessioned2019-07-26T12:56:02Z-
dc.date.available2019-07-26-
dc.date.available2019-07-26T12:56:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino médiopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducation - High School  pt_BR
dc.subjectEnvironment  pt_BR
dc.subjectEnvironmental education  pt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAVES, Elaine Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in the view of high school students in the city of Sumé, Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationCHAVES, Elaine Araújo. A educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba. 2017. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão das Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE ARAÚJO CHAVES - TCC ESpecialização em Gestão das Políticas Públicas 2017.pdfElaine Araújo Chaves - TCC Especialização em Gestão das Políticas Públicas 2017501.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.