Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACIEL, K. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812635436284935pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA JÚNIOR, José Maria da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.maciel-
dc.description.resumoO presente trabalhou buscou analisar os alunos do Ensino Médio regular do turno diurno da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz que se encontram em situação de distorção idade-série para identificar os motivos que os levaram a atrasar o seu fluxo escolar e a taxa de abandono destes durante os anos de 2010 a 2016. Para isto foi utilizado os Resultados Finais dos anos em questão arquivados na escola, que mostraram que o número de matrículas de alunos nesta situação aumentou a cada ano, principalmente no 1º ano do Ensino Médio e que o maior número de desistência também acontece nesta etapa, sendo quase inexistente no 3º ano desta fase da educação básica. Posteriormente houve a aplicação de questionários com os alunos em distorção idade-série que estão matriculados no turno diurno no ano letivo de 2017 e que ainda estão frequentando regularmente as aulas para investigar quais motivos os levaram a atrasar o seu fluxo escolar. Através dos resultados obtidos pelos questionários foi possível concluir que o que levaram estes alunos a estarem em defasagem com relação a idade e série que estão matriculados foram as consequentes repetências e que estas foram ocasionadas pelo desinteresse deles pelo estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDistorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.pt_BR
dc.date.issued2017-09-13-
dc.description.abstractThe present paper sought to analyze High School students, day shift, at E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz, who are in situation of age-grade distortion, to identify habits of abandonment and holdback between the years 2010 to 2016. For this purpose, the "Final Results" of related years, filed at the school, were used, which showed that the number of enrollments on this situation increased each year, especially in the 1st year of High School, and that the highest dropout rate also occurs in this stage, being almost nonexistent in the 3rd year of this phase of basic education. Subsequently, questionnaires were applied with the students in age-grade distortion who are enrolled in 2017 school year, day shift, and who are still attending classes regularly to investigate what reasons led them to delay their school flow. Based on the results obtained by the questionnaires, it was possible to conclude that what led these students to be in lag about their age and grade which they are enrolled, were the consequent repetitions and these were caused by their indifference about study at all.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103-
dc.date.accessioned2019-07-26T13:40:41Z-
dc.date.available2019-07-26-
dc.date.available2019-07-26T13:40:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCorreção do fluxo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectBasic education  pt_BR
dc.subjectSchool flow correction  pt_BR
dc.subjectHigh School - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Kátia Maria Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAge-grade distortion and dropout in daytime regular high school in E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz from 2010 to 2016.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Kátia Maria Pereira. Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão das Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA MARIA PEREIRA MACIEL - TCC Especialização em Gestão das Políticas Públicas 2017.pdfKátia Maria Pereira Maciel - TCC Especialização em Gestão das Políticas Públicas 2017507.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.