Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109
Title: Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Hospital pedagogy: the case of the Bandeira de Cajazeiras-PB university hospital.
???metadata.dc.creator???: CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Pedagogia hospitalar;Humanização - atendimento hospitalar;Pedagogo - atuação em hospital;Hospital universitário;Hospital pedagogy;Humanization - hospital care;Pedagogue - acting in hospital;Universitary hospital
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARVALHO, Andreza Ribeiro de. Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo desta pesquisa é a Pedagogia Hospitalar. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propomo-nos a investigar a contribuição da Pedagogia no âmbito hospitalar. Tem por objetivo geral analisar o papel da Pedagogia no contexto do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras – PB, a partir do Projeto: “Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. E objetivos específicos: caracterizar a Pedagogia Hospitalar; averiguar as possíveis contribuições da Pedagogia na prática humanizadora no HUJB, e ainda, refletir acerca da interlocução entre as disciplinas do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo no âmbito hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio do estudo de caso no hospital universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas no HUJB (durante a vigência do Projeto de extensão) e seus acompanhantes. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados o estudo teórico nos permitiu entender que a Pedagogia Hospitalar é a consolidação dos direitos da criança e do adolescente à educação. A vivência de práticas educativas no HUJB veio ratificar que Pedagogia enquanto ciência tem muito a contribuir com o desenvolvimento da pessoa humana em qualquer contexto no qual ela se encontre, inclusive no hospital. A Pedagogia traz como contribuição ao processo de humanização a integração de novos saberes e práticas em busca de um bem comum que é a recuperação do paciente. Cada atividade desenvolvida no hospital tinha um caráter humanizador. A participação no PROBEX/ 2015 nos permitiu assegurar que para haver uma prática humanizadora nos hospitais é necessário que tal premissa faça parte da filosofia da instituição, e ainda, que haja determinação e apoio por parte da equipe gestora. No caso do HUJB, foi possível conhecer os esforços que são empreendidos na busca de uma prática hospitalar humanizada.
Abstract: The object of study of this research is the Hospital Pedagogy. In this work of Course (TCC) we propose to investigate the contribution of Pedagogy in hospitals. It has the objective to analyze the role of pedagogy in the context of the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB) in Cajazeiras - PB, from the Project: "Integration teaching and service in the humanization of care to hospitalized children and adolescents." And specific objectives: to characterize the Hospital Pedagogy; investigate the possible contributions of Pedagogy in humanizing practice in HUJB, and also reflect on the dialogue between the course subjects of Pedagogy and the work of the pedagogue in hospitals. As for the methodological approach this began through a literature review, the next step was a case study at the university hospital. The participants in this study were some of the children treated at HUJB (during the term of the extension project) and his companions. The approach was the qualitative type. As for the results the theoretical study allowed us to understand that the Hospital Pedagogy is the child rights consolidation and adolescent education. The experience of educational practices in HUJB came ratify that pedagogy as a science has much to contribute to the development of the human person in any context in which it is found, even in the hospital. Pedagogy has as its contribution to the humanization process of the integration of new knowledge and practices in pursuit of a common good which is the recovery of the patient. Each activity carried out in the hospital had a humanizing character. Participation in PROBEX / 2015 allowed us to ensure that there is a humanizing practice in hospitals is necessary that this premise is part of the philosophy of the institution, and also that there is determination and support from the management team. In the case of HUJB, it was possible to know the efforts that are undertaken in the pursuit of a humanized hospital practice.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Humanização - atendimento hospitalar
Pedagogo - atuação em hospital
Hospital universitário
Hospital pedagogy
Humanization - hospital care
Pedagogue - acting in hospital
Universitary hospital
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREZA RIBEIRO DE CARVALHO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfAndreza Ribeiro de carvalho. Monografia Pedagogia. CFP 2016.2.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.