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dc.creator.IDLEITE, B. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452415926170275pt_BR
dc.contributor.advisor1GRILO, Marcelo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDGRILO, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758227561901031pt_BR
dc.contributor.referee1AMORIM JUNIOR, Wanderley Ferreira.-
dc.contributor.referee2COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.-
dc.contributor.referee3CUTRIM, Adriana Almeida.-
dc.contributor.referee4SOUSA, Antônio Augusto Pereira de.-
dc.description.resumoO Brasil consolida-se como um dos principais mercados consumidores de automóveis do mundo, com uma produção interna de mais de 3,3 milhões de veículos por ano. Os combustíveis do setor automobilístico são tradicionalmente derivados de petróleo. A partir desse cenário de dependência de combustíveis fósseis, a indústria e o mercado consumidor têm procurado alternativas energéticas para substituição desses combustíveis derivados de petróleo. Seguindo a tendência de diversificar a matriz energética, os veículos flexfuel se apresentam como uma alternativa viável. Para uma utilização mais racional de cada energético é importante realizar a análise comparativa do rendimento global, obtido por cada energético em um motor ciclo Otto com sistema tetrafuel, operando com quatro diferentes combustíveis comerciais disponíveis no mercado nacional. Os testes experimentais foram realizados em um Fiat Siena 1.4 tetrafuel de fábrica, operando com os seguintes combustíveis: gasolina C, etanol, GNV e mistura de 50% em volume de etanol com 50% de gasolina C. Para a obtenção das curvas características do motor, operando separadamente com cada combustível, foi utilizado o dinamômetro de chassi do laboratório automotivo do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis em Natal-RN. São analisados, comparativamente, os resultados obtidos para cada combustível em relação a cada propriedade medida. Os resultados dos ensaios indicaram que o etanol apresentou o melhor rendimento global entre os combustíveis testados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.titleAnálise experimental do rendimento global obtido para um motor com sistema tetrafuel operando com diferentes combustíveis.pt_BR
dc.date.issued2012-02-29-
dc.description.abstractBrazil has established as one of the main automobilistic consumer markets of the world with a internal production lager than 3 million vehicles per year. The fuels in the automotive sector are traditionally derived from petroleum. From this scenario of dependence on fossil fuels, the industry and the consumer market have sought alternative energy sources to substitutes these petroleum derived fuels. Following the trend of diversifying the energetic matrix, flexfuel vehicles are presented as a viable alternative. For a more intelligent use of each energy source it is important to perform a comparative analysis of the global performance obtained for each energy source into a Otto cycle engine with Tetrafuel system, operating with four different commercially available fuels in the national market. Experimental tests were performed on standard a Fiat Siena 1.4 Tetrafuel, operating with the following fuels: C gasoline, ethanol, natural gas and a mixture of 50% by volume of ethanol with 50% of C gasoline. To obtain the characteristic curves of the engine operating separately with each fuel, it was used the chassis dynamometer from the automotive laboratory of the Center of Gas Technology and Renewable Energies in Natal-RN. The obtained results, for each fuel, were comparative analyzed for each measured property. The essays results indicated that the ethanol presented the best global performance among the tested fuels.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5110-
dc.date.accessioned2019-07-26T18:35:49Z-
dc.date.available2019-07-26-
dc.date.available2019-07-26T18:35:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRendimento Globalpt_BR
dc.subjectMotor Tetrafuelpt_BR
dc.subjectMulticombustívelpt_BR
dc.subjectMulti Fuelpt_BR
dc.subjectTetrafuel Enginept_BR
dc.subjectOverall Yieldpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Boniek Evangelista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of the overall yield obtained for a tetrafuel engine operating on different fuels.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLEITE, B. E. Preparação de substratos cerâmicos a partir de aluminas nacionais infiltradas com vidro para aplicação em prótese dentária. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5110pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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