Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5118
Title: O processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE.
Other Titles: The dropout process at the country school: a study at Wilson Dias Cabral school in the municipality of Barro-CE.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Maiara Felix.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbregai.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GALVÃO, Josias de Castro.
Keywords: Educação do campo;Escola do campo - município - Barro-CE;Evasão escolar;Transporte escolar - alunos do campo;Escola rural;Field Education;Country School - Municipality - Barro-CE;School dropout;School Bus - Field Students;Rural school
Issue Date: 14-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Maiara Felix. O processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As escolas do campo possuem um iminente risco de fechamento, e foi a partir dessa premissa que este trabalho monográfico foi realizado. O risco constante de fechamento das escolas do campo despertou o nosso interesse de investigar e buscar descobrir os fatores que causam esse problema. É de suma importância analisar as causas e consequências do processo de fechamento de turmas/turnos/escolas do campo e o porquê que a cada ano, mais e mais escolas estão sendo fechadas. É necessária uma análise para saber o que está causando o desamparo desses centros de ensino e o que o poder público está fazendo para amenizar essa situação. O objetivo geral deste trabalho é investigar os fatores que influenciaram a evasão na Escola do Campo Wilson Dias Cabral que é localizada no município de Barro – Ceará. O caráter da pesquisa foi exploratório e descritivo, tendo sido feito um levantamento bibliográfico para o embasamento teórico a partir de leituras e fichamentos de textos, livros, artigos, dissertações, revistas eletrônicas e outros meios que subsidiaram a temática. Também foi realizada a coleta de dados por meio de questionários aplicados junto a 10 (dez) ex-alunos e de entrevistas estruturadas que constituiu em dialogar com a gestora da referida Escola, com o Secretário Municipal de Educação e com 3 (três) famílias, pais e mães de alunos. Mediante o auxílio dessas técnicas de realização da pesquisa e a consequente obtenções de informações percebemos que as causas da evasão escolar estão relacionadas às condições das estradas; dos transportes escolares que apresentam, além do desconforto e falta de equipamentos de segurança. Diante do resultado exposto espera-se que a gestão municipal se mobilize e garanta um transporte escolar de qualidade para os alunos do campo, pois é um direito dos mesmos.
Abstract: The rural schools have an imminent risk of closure, and it was from this premise that this monographic work was realized. The constant risk of closure of country schools has aroused our interest to investigate and seek to discover the factors that cause this problem. It is extremely important to analyze the causes and consequences of the closure process of classes / shifts / schools in the field and why each year, more and more schools are being closed. An analysis is needed to know what is causing the helplessness of these schools and what the public power is doing to mitigate this situation. The general objective of this work is to investigate the factors that influenced evasion at the Wilson Dias Cabral Field School, which is located in the municipality of Barro - Ceará. The character of the research was exploratory and descriptive, and a bibliographical survey was made for the theoretical basis from reading and writing of texts, books, articles, dissertations, electronic journals and other means that subsidized the theme. Data were also collected through questionnaires applied to 10 (ten) ex-students and structured interviews, which consisted of a dialogue with the School Manager, the Municipal Secretary of Education and three (3) families, parents and mothers of students. Through the aid of these research techniques and the consequent obtaining of information we realize that the causes of school dropout are related to the conditions of the roads; of school transports they present, as well as the discomfort and lack of safety equipment. In view of the above, it is expected that municipal management will mobilize and guarantee a quality school transport for the students of the field, as it is a right of the same.
Keywords: Educação do campo
Escola do campo - município - Barro-CE
Evasão escolar
Transporte escolar - alunos do campo
Escola rural
Field Education
Country School - Municipality - Barro-CE
School dropout
School Bus - Field Students
Rural school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5118
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIARA FELIX FERNANDES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfMaiara Felix Fernandes. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.4.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.