Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6051294406130379pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbregai.
dc.contributor.referee2GALVÃO, Josias de Castro.
dc.description.resumoAs escolas do campo possuem um iminente risco de fechamento, e foi a partir dessa premissa que este trabalho monográfico foi realizado. O risco constante de fechamento das escolas do campo despertou o nosso interesse de investigar e buscar descobrir os fatores que causam esse problema. É de suma importância analisar as causas e consequências do processo de fechamento de turmas/turnos/escolas do campo e o porquê que a cada ano, mais e mais escolas estão sendo fechadas. É necessária uma análise para saber o que está causando o desamparo desses centros de ensino e o que o poder público está fazendo para amenizar essa situação. O objetivo geral deste trabalho é investigar os fatores que influenciaram a evasão na Escola do Campo Wilson Dias Cabral que é localizada no município de Barro – Ceará. O caráter da pesquisa foi exploratório e descritivo, tendo sido feito um levantamento bibliográfico para o embasamento teórico a partir de leituras e fichamentos de textos, livros, artigos, dissertações, revistas eletrônicas e outros meios que subsidiaram a temática. Também foi realizada a coleta de dados por meio de questionários aplicados junto a 10 (dez) ex-alunos e de entrevistas estruturadas que constituiu em dialogar com a gestora da referida Escola, com o Secretário Municipal de Educação e com 3 (três) famílias, pais e mães de alunos. Mediante o auxílio dessas técnicas de realização da pesquisa e a consequente obtenções de informações percebemos que as causas da evasão escolar estão relacionadas às condições das estradas; dos transportes escolares que apresentam, além do desconforto e falta de equipamentos de segurança. Diante do resultado exposto espera-se que a gestão municipal se mobilize e garanta um transporte escolar de qualidade para os alunos do campo, pois é um direito dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE.pt_BR
dc.date.issued2018-03-14
dc.description.abstractThe rural schools have an imminent risk of closure, and it was from this premise that this monographic work was realized. The constant risk of closure of country schools has aroused our interest to investigate and seek to discover the factors that cause this problem. It is extremely important to analyze the causes and consequences of the closure process of classes / shifts / schools in the field and why each year, more and more schools are being closed. An analysis is needed to know what is causing the helplessness of these schools and what the public power is doing to mitigate this situation. The general objective of this work is to investigate the factors that influenced evasion at the Wilson Dias Cabral Field School, which is located in the municipality of Barro - Ceará. The character of the research was exploratory and descriptive, and a bibliographical survey was made for the theoretical basis from reading and writing of texts, books, articles, dissertations, electronic journals and other means that subsidized the theme. Data were also collected through questionnaires applied to 10 (ten) ex-students and structured interviews, which consisted of a dialogue with the School Manager, the Municipal Secretary of Education and three (3) families, parents and mothers of students. Through the aid of these research techniques and the consequent obtaining of information we realize that the causes of school dropout are related to the conditions of the roads; of school transports they present, as well as the discomfort and lack of safety equipment. In view of the above, it is expected that municipal management will mobilize and guarantee a quality school transport for the students of the field, as it is a right of the same.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5118
dc.date.accessioned2019-07-29T11:15:01Z
dc.date.available2019-07-29
dc.date.available2019-07-29T11:15:01Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola do campo - município - Barro-CEpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectTransporte escolar - alunos do campopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectCountry School - Municipality - Barro-CEpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectSchool Bus - Field Studentspt_BR
dc.subjectRural schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Maiara Felix.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe dropout process at the country school: a study at Wilson Dias Cabral school in the municipality of Barro-CE.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Maiara Felix. O processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIARA FELIX FERNANDES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfMaiara Felix Fernandes. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.4.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.