Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5129
Title: Práticas agroecológicas nas escolas do campo do município de Sumé-PB.
Other Titles: Agroecological practices in rural schools in the city of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: RAFAEL, Atiliane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRITO, José Romério Soares.
Keywords: Agroecologia;Educação do campo;Práticas agroecológicas;Agroecology  ;Field Education  ;Agroecological practices
Issue Date: 12-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAFAEL, Atiliane da Silva. Práticas agroecológicas nas escolas do campo do município de Sumé-PB. 2015. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5129
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente o modelo agrícola de produção tem adotado práticas causadoras da destruição do meio ambiente. Nesse contexto surge a Agroecologia com princípios baseados na formação de novos modelos de agricultura de base ecológica. Diante disso têm-se percebido a necessidade da implementação de uma educação ambiental baseada nos princípios agroecológicos para os diferentes níveis de ensino buscando a formação de sujeitos ecológicos. Dessa forma o presente trabalho objetiva verificar como está sendo realizado o ensino de práticas agroecológicas nas escolas do campo do município de Sumé – PB. A análise dos dados mostrou que, a maioria dos professores tem certo conhecimento a cerca da Agroecologia e realizam práticas a partir desse conhecimento. Percebemos que as práticas que mais se fazem presentes nas escolas são a construção de hortas orgânicas com uso de garrafas PET e a produção de composto orgânico. Embora exista a realização de alguma prática percebemos que isso se dá de forma ainda precária principalmente devido à falta de material didático, capacitações para os professores voltadas para essa temática, a estiagem prolongada e a falta de conhecimento por parte da comunidade.
Abstract: Currently the agricultural production model has adopted practices that cause environmental destruction. In this context the Agroecology with principles based on the formation of new types of ecologically-based agriculture. Thus it has been realized the need to implement an environmental education based on the principles agroecological for different levels of education seeking the formation of ecological subjects. Thus this study aims to verify how it is being held teaching agroecological practices in schools of the field in the city of Sumé - PB. Data analysis showed that most teachers have certain knowledge about the Agroecology and conduct practices from that knowledge. We realize that the practices that most are present in schools are building organic gardens with use of PET bottles and organic compost production. Although there is carrying out some practice we realize that this happens even precariously mainly due to lack of teaching materials, training for teachers geared to this theme, prolonged drought and the lack of knowledge on the part of the community.
Keywords: Agroecologia
Educação do campo
Práticas agroecológicas
Agroecology  
Field Education  
Agroecological practices
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5129
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATILIANE DA SILVA RAFAEL - TCC AGREOCOLOGIA 2015.pdfAtiliane da Silva Rafael - TCC Agroecologia 2015.1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.