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dc.creator.IDESTRELA, M. O. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6504045402167367pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊ, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar a formação do pedagogo e a relação deste conhecimento para a atuação nas classes inclusivas com surdos em uma escola pública da Cidade de Cajazeiras, na Paraíba. A pesquisa traz reflexões sobre a formação docente e as práticas educacionais para o atendimento da diferença linguística do surdo, considerando a perspectiva bilíngue. Para tanto, buscamos planear, inicialmente, a visão histórica da educação de surdo visando delinear a formação do educador diante da proposta educacional vigente em cada época, até a constituição do papel deste profissional na educação atual no Brasil. Com isso, identificamos as habilidades e os conhecimentos necessários, para desenvolver práticas inclusivas. Para alcançar tais objetivos o trabalho fizemos, em um primeiro momento, através de uma pesquisa documental, na qual analisamos que apesar dos métodos de ensino dos surdos passarem por mudanças, ainda é necessário rever alguns conceitos e práticas, para que desta forma, as crianças surdas estejam incluídas no ambiente escolar. Em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, coletando dados, através de uma entrevista com a gestora da escola e com as docentes que atuam com o aluno surdo. Percebemos, desta forma, vários desafios existentes que dificultam a aprendizagem do aluno surdo, como a falta a formação docente, as barreiras atitudinais, a escassez de materiais, a ausência do profissional de apoio, o intérprete da Libras, mediando a comunicação e o desconhecimento do professor sobre o desenvolvimento da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Deste modo, consideramos que o docente busca estratégias para atender a diversidade linguística do surdo para promover uma proposta bilíngue para surdos nas escolas. Por esta razão, é preciso investir na discussão de estratégias sobre o uso da Libras e da Língua Portuguesa para que os educadores implementem ações que favoreçam o aprendizado do surdo nas classes inclusivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA formação do pedagogo e a prática bilíngue na educação de surdos na escola inclusiva.pt_BR
dc.date.issued2017-08-24-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the pedagogue formation and the relation of its knowledge for the acting in inclusive classes with deaf people at a public school located in Cajazeiras city, Paraíba. The research brings reflections on teacher education and the educational practices to attend the linguistic difference of the deaf person, considering a bilingual perspective. To do so, we seek to initially plan a historical view of education in the world, a formation of the educator in the face of the educational proposal in force at each time, to a constitution of the role of work in the current education in Brazil. Thus, we identify as skills and knowledge are requisites to develop inclusive practices. However, it is necessary to review some concepts and practices, so that as deaf children get included in the school environment. In a second moment, we conducted a field survey, collecting data, through an interview with a school manager and with teachers who work with the deaf student. We perceive, thusly, so many delays thatmakes difficult the learning of the deaf student, such as lack in teacher formation, attitudinal barriers, lack of materials, an absence of the support professional, as the interpreter of Libras, mediating communication and lack of knowledgge of the teacher on the development of Portuguese language as a second language for deaf people. Thus, we consider that the teacher seeks strategies to attend the linguistic diversity of the deaf person to promote a bilingual proposal for the deaf student at the schools. Thence, it is necessary to invest in the strategy discussion on the use of Libra and Portuguese Language, so that the educators would implement actions that favor the learning of the deaf person in inclusive classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5131-
dc.date.accessioned2019-07-29T14:13:36Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-07-29T14:13:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectDeaf Educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Maria Ozelita Limeira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical training and bilingual practice in deaf education in inclusive school.pt_BR
dc.identifier.citationESTRELA, Maria Ozelita Limeira. A formação do pedagogo e a prática bilíngue na educação de surdos na escola inclusiva. 2017. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
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