Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5136
Title: Formação continuada de professores dos anos iniciais: relação entre teoria e prática.
Other Titles: Continuing teacher education of the early years: relationship between theory and practice.
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Elda Silvania de Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Formação de professores;formação continuada - professores;Formação continuada de professores - teoria e prática;Teacher training;continuing education - teachers;Continuing teacher education - theory and practice
Issue Date: 10-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA, Elda Silvania de Andrade. Formação continuada de professores dos anos iniciais: relação entre teoria e prática. 2014. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Entendemos que a formação é de suma importância para a atuação da docência, seja ela inicial ou continuada, tal processo visa aprimorar o conhecimento fundamentado na teórica associada na prática, tal artifício proporciona a troca de saberes, bem como a troca de experienciais vivenciadas pelos docentes em exercício, com isso é notório as transformações e compreensão na prática do processo educativo, tendo em vista que o docente acompanheas mudanças do mundo globalizado em que vivemos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo Analisar as concepções e as práticas de formação continuada ofertada para os professores dos anos iniciais do município de São João do Rio do Peixe – PB. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa do tipo descritiva exploratória. O público alvo selecionado para a pesquisa foram os professores que participam da formação continuada oferecida no referido município, para a coleta de dados utilizou-se como técnica a entrevista semi-estruturada e as analises dos dados se deu pela apresentação e discussão das falas. O referencial teórico foi embasado por alguns autores entre eles destacam-se Freitas (2007); Paiva (2003) Novoá (2002); Soares (2000); André (1995). Neste sentido foi primordial para se chegar a um consenso de que as formações continuadas aplicadas no referido município têm contribuído para a construção da identidade profissional adquirida na prática de ensino dos professores da realidade estudada.
Abstract: We understand that training is of paramount importance to the work of teaching, whether initial or continued, this process aims to improve based on the associated theoretical knowledge in practice, such a device provides the exchange of knowledge and the exchange of experiential experienced by teachers in exercise, it is noticeable transformations in the understanding and practice of the educational process in order that the teaching track changes of a globalized world in which we live. Therefore, this paper aims to analyze the conceptions and practices of continuing education offered to teachers of the early years in São João do Rio do Peixe - PB. Therefore, a qualitative study of exploratory descriptive type was developed. The audience selected for the survey were teachers participating in the continuing education offered in said county, for data collection was used as a technique to semi-structured interviews and analysis of the data was done by the presentation and discussion of the speeches. The theoretical framework was based by some authors between them stand Freitas (2007); Paiva (2003) Novoa (2002); Soares (2000); Andre (1995). In this sense it was paramount to reach a consensus that the continuing education applied in the municipality have contributed to the construction of professional identity acquired in teaching practice of teachers of the studied reality.
Keywords: Formação de professores
formação continuada - professores
Formação continuada de professores - teoria e prática
Teacher training
continuing education - teachers
Continuing teacher education - theory and practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5136
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELDA SILVANIA DE ANDRADE ESTRELA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP. 2014.pdfElda Silvania de Andrade Estrela. Monografia Pedagogia. CFP 2014.240.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.