Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5137
Title: Análise da educação ambiental contextualizada nos livros didáticos e da percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública de educação em Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
Other Titles: Analysis of the contextualized environmental education in the textbooks and the perception of the graduating students of the basic education of the public school in Serra Branca in the Western Cariri da Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joseane de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Francisca Maria.
Keywords: Educação ambiental;Educação contextualizada;Bioma caatinga;Livros didáticos;environmental education;Contextualized Education;Caatinga Biome;Didatic books
Issue Date: 20-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Joseane de Sousa. Análise da educação ambiental contextualizada nos livros didáticos e da percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública de educação em Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. 2016. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5137
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos e a percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. O trabalho se desenvolve na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Para a análise do quanto a formação do ensino básico publico contribui para a aquisição de conhecimento a respeito dos temas estudados aplica um questionário composto por 16 questões. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. Nenhum dos alunos conseguiu citar de forma correta os Biomas brasileiros, havendo uma confusão entre Biomas e Regiões. A visão da maioria dos alunos sobre a Caatinga, é que esta é rica em Biodiversidade (70% alunos da modalidade integral e 85% alunos do turno noturno. 26% dos alunos da modalidade integral e 15% do turno noturno afirmaram que as espécies nativas são mais importantes que as introduzidas. Dentre as espécies nativas citadas pelos alunos a Família Cactaceae obteve o maior número de citações com destaque para o Xique-Xique, Mandacaru e a Coroa de Frade seguido pelo o Marmeleiro no turno noturno e Juazeiro na modalidade integral. Os alunos da modalidade integral detêm mais conhecimento acerca das questões ambientais contextualizadas e do Bioma Caatinga. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.
Abstract: The contextualisation of the environment in Biomes, such as the Caatinga contribute significantly to the valuation of the same and is the only alternative for reversing the current level of degradation that this is. The objective of this work was to analyze the contents of contextualized environmental education addressed in the textbooks and the perception of the students of the basic education of the public network of the Municipality of Serra Branca in the Western Cariri of Paraíba. The work was developed in the State School of Elementary and Middle School Senador José Gaudêncio. In order to understand the approach to contextualization of the environment, Semiarid and Caatinga Bioma subjects, the contents of the textbooks of the third year of high school were analyzed. For the analysis of how much the formation of public basic education contributes to the acquisition of knowledge about the studied subjects, a questionnaire composed of 16 questions was applied. Only 0.8% of the total pages of the Biology books and 5.0% of the Geography books are occupied by contextualized environmental issues. None of the students was able to correctly cite the Brazilian Biomes, there being a confusion between Biomes and Regions. The majority of the students on the Caatinga are rich in Biodiversity (70% of the total students and 85% of the night shift students), 26% of the students in the whole class and 15% of the night shift affirmed that native species Are more important than those introduced. Among the native species cited by the students, the Cactaceae Family obtained the highest number of citations, with emphasis on Xique-Xique, Mandacaru and Coroa de Frade followed by the Marmeleiro in the night shift and Juazeiro in the integral modality. The students of the integral modality have more knowledge about the contextualized environmental issues and the Caatinga Biome. There is an urgent need for the environmental approach contextualized in textbooks of basic education so that this knowledge goes beyond the walls of the classroom, contributing to Sustainable Development In the Semi-Arid.
Keywords: Educação ambiental
Educação contextualizada
Bioma caatinga
Livros didáticos
environmental education
Contextualized Education
Caatinga Biome
Didatic books
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5137
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DE SOUSA SILVA - TCC AGROECOLOGIA 2016.pdfJoseane de Sousa Silva - TCC AGROECOLOGIA 2016.654.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.