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dc.creator.IDRODRIGUES, L. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9140199949262751pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Y. J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989704583536991pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.-
dc.contributor.referee2SILVA, Zaqueu Ernesto da.-
dc.description.resumoOs motores de combustão interna são uns dos principais causadores da elevação dos índices de poluição do planeta, assim, diante de tal situação e onde a vida sem geração de energia se tornaria complicada, a procura por fontes energéticas alternativas que minimizem tais questões é uma constante no nosso dia-a-dia. Nos motores do ciclo diesel, operações com o diesel e gás natural estão sendo testadas para reduzir as emissões de poluentes para o meio ambiente, como o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar experimentalmente as emissões desses e outros gases a partir de um motor de combustão interna do ciclo diesel, operando com misturas de biodiesel e gás natural, e comparar os resultados obtidos com os dados coletados com o motor operando com diesel e gás natural. O sistema térmico experimental é composto de um motor de combustão interna acoplado a um gerador elétrico, instrumentado com sensores de temperatura, pressão, medidores de vazão de ar, diesel e gás natural, sondas de gás e sistema de absorção de potência constituído por um banco de carga e seu sistema de controle. Para análise energética do motor foram obtidos valores da eficiência de combustão através do analisador de gases. Com o decorrer dos trabalhos, verificou-se uma redução considerável da emissão de gases poluentes para a atmosfera e com relação à eficiência e ao consumo de combustível, as variações foram aceitáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.titleAnálise da viabilidade técnica do uso de biodiesel e gás natural em motores do ciclo diesel operando no modo dual.pt_BR
dc.date.issued2012-12-03-
dc.description.abstractThe internal combustion engines are a major cause of rising levels of pollution of the planet, thus facing such situation and where life without energy generation would become complicated, the demand for alternative energy sources that minimize such issues is a constant in our day-to-day. In diesel engines, operations with diesel and natural gas are being tested to reduce emissions of pollutants to the environment, such as carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2) and sulfur dioxide (SO2). Thus, this work aims to study experimentally these emissions and other gases from an internal combustion engine diesel cycle, operating with biodiesel blends and natural gas, and compare the results with data collected with the engine running with diesel. The thermal system is composed of an experimental internal combustion engine coupled to an electric generator, instrumented with sensors for temperature, pressure, air flow meters, diesel and natural gas probe and gas absorption system consisting of a power bank load and its control system. For energy analysis engine efficiency values were obtained through the combustion gas analyzer. In the course of the work, there was a considerable reduction of greenhouse gas emissions into the atmosphere and with respect to efficiency and fuel consumption, the changes were acceptable.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5141-
dc.date.accessioned2019-07-29T16:18:15Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-07-29T16:18:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnergia Alternativapt_BR
dc.subjectMotor Dualpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectGás Naturalpt_BR
dc.subjectAlternative Energypt_BR
dc.subjectDual Enginept_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectNatural Gaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Luciano Venceslau.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnical feasibility analysis of the use of biodiesel and natural gas in dual cycle diesel engines.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationDEMpt_BR
dc.relationGEBRApt_BR
dc.relationBRASYMPEpt_BR
dc.relationANEELpt_BR
dc.relationPRH 42pt_BR
dc.relationANPpt_BR
dc.relationFINEPpt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, L. V. Análise da viabilidade técnica do uso de biodiesel e gás natural em motores do ciclo diesel operando no modo dual. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5141pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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