Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.description.resumoA referida pesquisa pautou-se na reflexão sobre como professores de uma escola pública municipal do município de Serra Grande/PB, compreendem e trabalham com questões de sexualidade, com o objetivo de analisar as dificuldades dos professores em lidar com questões relacionadas ao tema, investigando o quanto sentem-se ou não preparados para adentrar nesta discussão. Utilizamos para fundamentação teórica os seguintes autores: Louro(2008), Suplicy(1995), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi o estudo de Campo com caráter exploratório, traçando reflexões quantiqualitativas uma vez que a intenção estava em estudar detalhadamente as dificuldades dos professores para trabalhar questões de sexualidade em sala de aula. Para tal, fora aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores do Ensino Fundamental I. Assim, as reflexões se dão em cima das respostas obtidas nos questionários entregues pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados indicam que os docentes reconhecem a importância da temática sexualidade, mas esta envolve questões de preconceito, valores e padrões sociais, que segundo os respondentes dificultam a abordagem e discussão de questões de sexualidade na escola, aliado a falta de formação específica, bem como de colaboração da família. Esperamos que esse trabalho desperte outras buscas na mesma direção, para que possamos avançar na discussão e, estimule o despertar de toda comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleQuestões de sexualidade na escola: uma prática necessária no município de Serra Grande/PB.pt_BR
dc.date.issued2016-01-28-
dc.description.abstractThe research refer on the reflection on how teachers of a school public located in town of Serra Grande/PB, understand and Work with sexuality issues, with objective to analyze the difficulties the teachers in dealing with issues related to sexuality in school. Investigating how they feel or unprepared to enter this discussion. Used for theoretical analysis and reasoning the following authors: Louro (2008); Suplicy (1995); as well as the Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). The method logy used to to conduct the study was the study of exploratory field, quantiqualitativas mapping reflections since the intention was to study in detail the difficulties of teachers to work with issues of sexuality in the classroom. To this end had been applied a questionnaire with open questions and closed and nine elementary school teachers 1. The reflections occur on the responses obtained in the questionnaires delivered by the research subjects. The results indicate that teachers recognize the importance of the theme sexuality, but involve bias issues, values and social standards, which according to the respondents difficult to approcech and discuss sexuality issues in school, combined with the lack of specific training, as well as collaboration of the family. We hope this work will awaken other searches in the same direction, so that we can advance the discussion and encourage the a wakening of the entire commundy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5142-
dc.date.accessioned2019-07-29T16:50:13Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-07-29T16:50:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEscola pública - Serra Grande - Paraíbapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectPublic School - Serra Grande - Paraíbapt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Roselândia Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexuality issues at school: a necessary practice in the municipality of Serra Grande / PB.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Roselândia Ferreira de. Questões de sexualidade na escola: uma prática necessária no município de Serra Grande/PB. 2015. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSELÂNDIA FERREIRA DE FREITAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016. pdfRoselândia Ferreira de Freitas. Monografia pedagogia. CFP 2016.460.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.