Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337549951610725pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, M. T. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6670856676696185pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2CEZÁRIO , Danilo de Sousa.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções de infância e criança na visão de professores de Educação Infantil da cidade de Aparecida-PB. A partir desse objetivo foram delineados outros quatro que deram mais especificidade ao nosso trabalho, os quais são: discutir as categorias de infância e criança a partir dos novos estudos sociais; investigar as concepções de professores acerca da infância e suas implicações na prática docente; compreender o lugar do brincar em meios aos processos de socialização na Educação Infantil, bem como refletir acerca da importância da formação inicial para um trabalho de qualidade na Educação Infantil. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: quais são as concepções de criança e infância de professores da rede pública da cidade de Aparecida-PB, e o que isso implica na sua prática no âmbito da Educação Infantil? Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões-temas. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro professoras da rede pública municipal da cidade de Aparecida-PB, com idade entre 30 e 50 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que é comum vermos os termos criança e infância serem entendidos como possuindo o mesmo significado, de modo que é primordial que profissionais da educação saibam diferenciar essas concepções, para que realmente entendam a criança como ela é de fato, ou seja, como um ator social capaz de transformar o meio em que está inserida. E a infância como uma construção social, que é vivenciada de modo particular e individual por cada criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleSer criança e ter infância: uma análise a partir dos novos estudos sociais.pt_BR
dc.date.issued2018-03-01-
dc.description.abstractThe present research had as main objective to analyze the conceptions of childhood and child in the vision of teachers of Infant Education of the city of Aparecida-PB. From this objective were outlined four others that gave more specificity to our work, which are: discuss the categories of childhood and child from the new social studies, to investigate teachers' conceptions about childhood and its implications in teaching practice; to understand the place of play in the means to the processes of socialization in Early Childhood Education, as well as to reflect on the importance of initial formation for a quality work in Early Childhood Education. The research emerged from the following question: what are the conceptions of children and childhood of teachers of the public network of the city of Aparecida-PB, and what does this imply in their practice in the field of Early Childhood Education? In the methodology we used the qualitative research through a semi-structured interview containing five questions-themes. The data were analyzed from the Thematic Analysis procedure. Four teachers from the municipal public network of the city of Aparecida-PB, aged between 30 and 50, participated in the study. The results of the collected data show that it is common to see the terms child and childhood to be understood as having the same meaning, so that it is paramount that educational professionals know how to differentiate these conceptions so that they truly understand the child as he really is, that is, as a social actor capable of transforming the environment in which it is inserted. And childhood as a social construction, which is experienced in a particular and individual way by each child.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5146-
dc.date.accessioned2019-07-30T10:07:30Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T10:07:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Fernanda Lourenço de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeing a child and having childhood: an analysis from the new social studies.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Fernanda Lourenço de. Ser criança e ter infância: uma análise a partir dos novos estudos sociais. 2018. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA LOURENÇO DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfFernanda Lourenço de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2018.448.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.