Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5149
Title: Formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão.
Other Titles: Training, teaching identity and dilemmas in the exercise of the profession.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Joane de Sá.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARQUES, Belijane Marques.
Keywords: Formação docente;Formação continua;Identidade docente;Formação de professores;Professor - dilemas;Teacher training;Continuous formation;Teaching Identity;Teacher training;Teacher - Dilemmas
Issue Date: 5-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Joane de Sá. Formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico intitulado: “Formação, Identidade docente e os dilemas no exercício da profissão”, têm como propósito os seguintes objetivos: analisar e discutir a formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão; identificar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes; conhecer as concepções de identidade docentes e caracterizar os dilemas da profissão docente, fazendo-os repensarem suas estratégias em sala de aula frente aos dilemas no processo educativo, em busca de uma prática reflexiva e inovadora que possibilite melhor desempenho dos alunos, visto à qualidade da educação escolar, e a partir, dessa visão, incentivá-los a buscar novos conhecimentos de forma acadêmica, como também, por meio da socialização com os seus colegas de profissão. Então, a formação inicial e contínua são compreendidas como uma necessidade, pois como o mundo atual tem evidenciado constantes transformações exige-se do educador uma formação que o possibilite a aquisição de conhecimentos sólidos da profissão, o tornando assim, mais apto para atender às exigências atuais da sociedade. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, tendo como universo de pesquisa quatro professoras entrevistadas da rede municipal de ensino da cidade de Marizópolis-PB. A referida pesquisa, com entrevista semiestruturada, está ancorada em alguns autores como: Libâneo (2015), Imbernón (2006), Ramalho (et al 2004), Vasconcelos (2003), Nóvoa (2002), Kullok (2000), entre outros. Diante do exposto, o presente trabalho monográfico reflete algumas questões: Qual a importância da formação inicial e contínua de professores? Como a formação inicial e continua podem contribuir para que ocorra à mudança na postura do educador? Quais elementos constituem a identidade docente? Quais os dilemas da profissão? Os resultados evidenciaram que é no processo formativo que o professor tem a oportunidade de se preparar para atuar em sala de aula, construindo conhecimentos necessários para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e para assumirmos a tarefa educativa em sua complexidade, ajudando-nos a enfrentar os desafios no nosso campo de trabalho frente às frequentes mudanças da realidade, e que, a identidade profissional é um processo evolutivo, construída a partir da interação com o outro, sendo a escola e a formação docente dos principais ambientes para a construção e a reconstrução da identidade profissional do professor.
Abstract: The purpose of this monographic work entitled "Training, Teaching Identity and Dilemmas in the Practice" is to analyze and discuss training, teacher identity and dilemmas in the practice of the profession; identify the conceptions of initial and continuous teacher training; to know the conceptions of teacher identity and characterize the dilemmas of the teaching profession, making them rethink their strategies in the classroom in the face of the dilemmas in the educational process, in search of a reflexive and innovative practice that allows a better performance of the students, given the quality of the school education, and based on this vision, encourage them to seek new knowledge in an academic way, as well as through socialization with their colleagues in the profession. Therefore, initial and continuous training is understood as a necessity, because as the present world has evinced constant transformations requires the educator a training that allows the acquisition of solid knowledge of the profession, thus making it more fit to meet the requirements society. We conducted a research of qualitative nature, exploratory and descriptive, having as research universe four teachers interviewed from the municipal school network of the city of Marizópolis-PB. This research, with a semi-structured interview, is anchored in some authors such as: Libâneo (2015), Imbernón (2006), Ramalho (et al 2004), Vasconcelos (2003), Nóvoa (2002), Kullok (2000), among others. In view of the above, the present monographic work reflects some questions: What is the importance of the initial and continuous formation of teachers? How can initial and continuing education contribute to the change in the educator's position? What elements constitute the teaching identity? What are the dilemmas of the profession? The results showed that it is in the formative process that the teacher has the opportunity to prepare to act in the classroom, building the necessary knowledge for the development and learning of the students and to assume the educational task in its complexity, helping us to face the challenges in our field of work in the face of frequent changes in reality, and that professional identity is an evolutionary process, built on interaction with the other, being the school and teacher training of the main environments for the construction and reconstruction of the professional identity of the teacher.
Keywords: Formação docente
Formação continua
Identidade docente
Formação de professores
Professor - dilemas
Teacher training
Continuous formation
Teaching Identity
Teacher training
Teacher - Dilemmas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5149
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANE DE SÁ FERNANDES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdfJoane de Sá Fernandes. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2017.958.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.