Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Maria Rosimar Gomes S.-
dc.description.resumoA ludicidade é compreendida nesse trabalho monográfico como um recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento infantil, visto que as brincadeiras, brinquedos e jogos estão presentes na rotina das crianças, e proporcionam momentos de prazer, liberdade e diversão, sendo assim é um importante aliado do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A elaboração desse monografia torna-se relevante para que educadores possam refletir sobre sua prática e perceberem a importância de implementarem essa técnica no processo de desenvolvimento dos educandos de modo planejado, com fins definidos em prol da educação. Para tanto, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: qual a contribuição que a ludicidade oferece para o processo educativo dos discentes na Educação Infantil, a partir da concepção de professores? Com a finalidade de refletirmos sobre essa questão esse estudo teve como objetivo geral: analisar as contribuições que o lúdico proporciona ao desenvolvimento das crianças quando implementado ao processo de aprendizagem na Educação Infantil; e como objetivos específicos, identificar a presença da ludicidade nas atividades escolares de alunos na Educação Infantil; discutir as contribuições que a ludicidade oferece para o processo educativo e refletir as concepções dos professores a respeito da metodologia lúdica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório que teve como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada realizada com seis professores que lecionam em uma Creche Municipal. Podemos concluir com esse trabalho que o lúdico quando implementado ao processo de ensino-aprendizagem contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO lúdico no processo educativo na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2016-11-04-
dc.description.abstractThe playfulness is seen in this monograph as an essential educational resource for the childhood development, since dynamic activities, toys and games are present on children’s routine and consequently provide moments of pleasure, freedom and fun. Thus, the playfulness is an important ally to the teaching-learning process on childhood education. The preparation of this monograph is relevant since the teachers can reflect about their practice and then realize the importance of implementing this technique on sudents’ development process through a planned way in order to improve the education. By this way, we estabilished the following research problem: what is the contribution of playfulness to the students’ education processs on childhood education according to the teachers’ conception? In order to reflect about this question, the present study has as general objetive: analyzing the contributions that the playful activities offer to the children’s development when activities like that are applied to the learning process on childhood education; and as specific objectives: identifying the presence of playfulness on school activities of students that belong to childhood education; discussing the contributions that playfulness can offer to the educational process; reflecting the teachers’ views about the playful methodology. This monograph is a qualitative research that had as the data collection instrument a semi-structured interview conducted with six teachers who teach in a municipal daycare center. This work permit us conclude that when playful activities work together with the teaching-learning process the children develop as a whole: cognitive, affective, motor and socially.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5152-
dc.date.accessioned2019-07-30T10:48:53Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T10:48:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Laizy Pedrosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playful in the educational process in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Laizy Pedrosa de. O lúdico no processo educativo na educação infantil. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAIZY PEDROSA DE FIGUEIREDO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfLaizy Pedrosa de Figueiredo. Monografia pedagogia. CFP 2016.440.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.