Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoEste estudo monográfico objetivou analisar a formação, identidade e profissionalização dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Umarí-CE.A escolha da temática surgiu devido a sua relevância na contemporaneidade e o meu interesse em ampliar os conhecimentos sobre formação, identidade e profissionalização docente, por considerá-los elementos imprescindíveis para o exercício da profissão docente. O trabalho tem como questão de pesquisa compreender qual a importância da formação inicial e contínua e suas contribuições na construção da identidade e profissionalização docente? Quais os aspectos que implicam na profissionalização/desprofissionalização no exercício da profissão docente? O locus da pesquisa foi numa escola pública da cidade de Umari-CE. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista, composto por 10 questões semiestruturadas, aplicadas com 05 (cinco) docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As informações coletadas foram analisadas observando as falas dos sujeitos e os autores que fundamentam este estudo, a análise dos dados pautou-se numa abordagem qualitativa. A pesquisa mostra que há necessidade de compreensão em relação as docentes, de diversificar os modelos de formação, como também ressignificar melhor teoria e prática. A identidade para as docentes constrói-se ao longo da vida, no entanto, a identidade docente da maioria das professoras, precisa solidificar-se para contribuir com o fortalecimento da profissionalização docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação, identidade e profissionalização docente nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-03-18-
dc.description.abstractThis monographic study aimed to analyze the formation, identity and professionalization of teachers in the esrty years of elementary school in the city of Umari-CE. The theme of choice arose because of their relevance in contemporary times and my interst in expanding knowledge of training, identity and teacher professionalization, considering them indispensable in the exercice of the teaching profession. The work is to understand the research question what is the importance of intial and continuing training and their contyributions to the construction of identity and teacher professionalization? What aspects involving the professionalization/ deprofessionalization in teaching profession? The locus of the research was a public school in Umari-CE. To achieve the proposed objetives we used the literature and field research. Data collection was performed using the instrument the questionnaire consisting of 10 subjective questions, applied to 05 (five) theachers in the early years of elementary school. The data were analyzed by observing the participants speech and the authors underlyng this study, data study is basead of a qualitative approach. Research shows that there is need of understanding for the teachers, to diversify the training models, as wellas new meaning better theory and practice. The identity for teachers is built throughout life, however, the teacher identity of most of the teachers, need to solidify to contribute to the strengthening of teacher professionalization.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5156-
dc.date.accessioned2019-07-30T11:03:00Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T11:03:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Umari - CEpt_BR
dc.subjectFormação de professores - identidadept_BR
dc.subjectProfissionalização docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Umari - CEpt_BR
dc.subjectTeacher Education - Identitypt_BR
dc.subjectTeaching Professionalizationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Adina do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training, identity and professionalization in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Adina do Nascimento. Formação, identidade e profissionalização docente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADINA DO NASCIMENTO FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAdina do Nascimento Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.371.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.