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Title: Saberes locais na construção dos conceitos sobre o solo: contribuição da etnopedologia.
Other Titles: Local knowledge in the construction of soil concepts: contribution of ethnopedology.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Josilene Caetano do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Vanderleia dos.
Keywords: Etnopedologia;Pedologia;Agricultura familiar;Ethnopedology  ;Pedology  ;family farming
Issue Date: 14-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Josileide Caetano do. Saberes locais na construção dos conceitos sobre o solo: contribuição da etnopedologia. 2016. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda o solo, recurso básico que suporta toda a cobertura vegetal e exerce múltiplicas funções ecossistêmicas para o equilíbrio ambiental e a manutenção da vida no Planeta. A relação do ser humano com o solo remonta a própria história da Agricultura e é estudada pela Etnopedologia. A pesquisa, um estudo de caso, objetivou verificar a percepção dos agricultores familiares da Comunidade Rural Pitombeira, município de Sumé, Cariri paraibano, sobre o solo: qualidade, fertilidade, usos e práticas conservacionistas. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa a campo. A pesquisa bibliográfica se constituiu na coleta dos referenciais para a fundamentação teórica. Foram coletados dados referentes ao tema junto à biblioteca e internet. Na pesquisa de campo foi realizado um estudo de caso, com levantamento de dados a partir da aplicação de questionários, que visa descrever as características dos agricultores suas opiniões, atitudes e visões sobre o solo. Os resultados indicam que os agricultores associam solo, qualidade e fertilidade do solo à produção agrícola e produtividade das culturas, evidenciam na percepção sobre a Caatinga a problemática climática que emerge do imaginário popular sobre o ambiente inóspito e não associam o recurso solo ao bioma Caatinga. O diálogo foi fundamental para entender a visão dos agricultores, auxiliando no processo de interação, de forma a permitir mais aproximação na condução da pesquisa. Considera-se que o saber Etnopedológico deve permear as atividades da construção do conhecimento agroecológico e da conservação do solo, promovendo a discussão sobre o saber empírico e o saber científico e que as metodologias participativas e dialógicas devem ser incentivadas nos trabalhos de diagnóstico e percepção, sobretudo quando se pretende diminuir os impactos aos recursos naturais e estimular a adoção de práticas conservacionistas.
Abstract: This paper discusses the soil resource base that supports all the vegetation cover and carries increasest ecosystem functions to the environmental balance and the maintenance of life on the planet. The relationship of human beings with the ground back the history of Agriculture and is studied by Ethnopedology. The research, a case study aimed to verify the perception of family farmers in the Rural Community Pitombeira, municipality of Sume, Paraiba Cariri on the ground: quality, fertility, use and conservation practices. The research was divided in two stages, the bibliographical research and the field research. The bibliographical research was constituted in the collection of the references for the theoretical foundation. Data related to the topic were collected from the library and the internet. In the field research a case study was carried out, with data collection from the application of questionnaires, which aims to describe the characteristics of the farmers their opinions, attitudes and visions about the soil. The results indicate that farmers associate soil quality and soil fertility for agricultural production and productivity of crops, show the perception of the Caatinga climate problems emerging from the popular imagination of the harsh environment and do not associate the land use of the Caatinga biome. The dialogue is fundamental to understanding the vision of farmers, assisting in the process of interaction in order to allow more approach to the research. It is considered that knowledge ethnopedological should permeate the activities of the construction of agro-ecological knowledge and conservation of soil, promoting discussion of the empirical knowledge and scientific knowledge and participatory and dialogical methodologies should be encouraged in diagnostic work and perception, especially when you want to reduce the impacts to natural resources and encourage the adoption of conservation practices.
Keywords: Etnopedologia
Pedologia
Agricultura familiar
Ethnopedology  
Pedology  
family farming
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5157
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia

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