Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5167
Title: Desafios da gestão escola na interpretação escolar - família - comunidade para o processo de ensino - aprendizagem.
Other Titles: Challenges of school management in school - family - community interpretation for the teaching - learning process.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Lucivania Maria Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA , Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , José Amiraldo da.
Keywords: Iteração escolar - família - comunidade;Ensino - aprendizagem;Gestão democrática;School Iteration - Family - Community;Teaching - learning;Democratic management
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, lucivania Maria Ferreira de. Desafios da gestão escola na interpretação escolar - família - comunidade para o processo de ensino - aprendizagem. 2018. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesse trabalho monográfico, intitulado “Desafios da gestão escolar na interação Escola-Família-Comunidade para o processo de ensino-aprendizagem”, objetivou-se analisar a interação Escola-Família-Comunidade como princípio pedagógico para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, elencou-se os seguintes objetivos específicos: conceituar Escola-Família-Comunidade, identificar os desafios existentes na interação Escola-Família-Comunidade, refletir estratégias para o estabelecimento e a otimização da interação Escola-Família-Comunidade com foco na melhoria da aprendizagem discente. Por questão de pesquisa esta produção foi concatenada pela seguinte indagação: De que modo a interação Escola-Família-Comunidade, a partir do contexto da gestão escolar, pode se estruturar como principio pedagógico para favorecer o processo de ensino-aprendizagem? Esse estudo é de abordagem qualitativa, a pesquisa foi do tipo exploratória e as entrevistas, semiestruturadas. A análise dos dados foi feita através de categorização simples. Fundamentou-se as discussões desse estudo em Dessen e Polônia (2005), Reali e Tancredi (2005), Oliveira e Araújo (2010) entre outros teóricos no tocante as definições da categoria “Escola-Família-Comunidade”. Ainda sobre essa produção desenvolveu-se através de uma pesquisa de campo realizada com pais ou responsáveis, professor e equipe gestora de uma escola pública no município de Lavras da Mangabeira-CE. A pesquisa apontou que, a relação Escola-Família-Comunidade, no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, está mal compreendida e mal administrada. Uma vez que há profunda necessidade de formação por parte de equipes técnicas e docentes acerca das possibilidades e superações no que tange às relações Escola-Família-Comunidade, isso de forma generalizada, pela necessidade de uma formação para compreensão por parte de todos os envolvidos na relação Escola-Família-Comunidade, é necessário a ágil superação da falta de estratégias das instituições escolares a partir do fomento de melhores articulações entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de escolarização à luz da gestão democrática. Destaca-se nesse estudo que a interação Escola-Família-Comunidade necessita ser compreendida como o princípio pedagógico do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: In this monographic work entitled "Challenges of school management in the School-Family-Community interaction for the teaching-learning process", the objective was to analyze the School-Family-Community interaction as a pedagogical principle for the good development of the teaching-learning process. In order to do so, the following specific objectives were defined: conceptualizing School-Family-Community, identifying the challenges in School-Family-Community interaction, reflecting strategies for the establishment and optimization of School-Family-Community interaction focused on improving learning. For the sake of research, this production was concatenated by the following question: How can School-Family-Community interaction, from the context of school management, be structured as a pedagogical principle to favor the teaching-learning process? This study is of a qualitative approach, the research was exploratory and the interviews were semi-structured. The analysis of the data was done through simple categorization. Discussions of this study in Dessen and Poland (2005), Reali and Tancredi (2005), Oliveira and Araújo (2010) among other theorists regarding the definitions of the category "School-Family-Community". Also on this production was developed through a field research conducted with parents or guardians, teacher and management team of a public school in the municipality of Lavras da Mangabeira-CE. The study pointed out that the School-Family-Community relationship, regarding the teaching-learning process, is poorly understood and poorly managed. Since there is a deep need for training by technical and educational teams about the possibilities and overruns in relation to School-Family-Community relations, this is a widespread need for a training for understanding by all those involved in the School-Family-Community relationship, it is necessary to quickly overcome the lack of strategies of the school institutions from the promotion of better articulations between all the subjects involved in the schooling processes in the light of democratic management. It is highlighted in this study that the School-Family-Community interaction needs to be understood as the pedagogical principle of the teaching-learning process.
Keywords: Iteração escolar - família - comunidade
Ensino - aprendizagem
Gestão democrática
School Iteration - Family - Community
Teaching - learning
Democratic management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5167
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIVANIA MARIA FERREIRA DE FREITAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfLucivania Maria Ferreira de Freitas. Monografia pedagogia. CFP 2018.954.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.