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Title: A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
Other Titles: Composting as a dialogical methodology for soil teaching: case study.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Danilson Correia da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Cleomária Gonçalves da.
Keywords: Agroecologia;Compostagem;Recursos naturais-solos;Lixo orgânico;Educação em solos;Educação ambiental;Reciclagem;Agroecology;Compost;Soil Natural Resources;Organic waste;Soil Education;environmental education;Recycling
Issue Date: 13-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares.
Abstract: Considering the urgency of discussing environmental content to support critical thinking aimed at civic education, focused on Education in Soils, the research aimed to verify the view of teachers and students of the 7th grade of elementary school II on the ground and practice of composting. The activities were developed in a municipal school in the municipality of Sumé, micro Cariri. The methodology considered the application of questionnaires to verify the previous knowledge of the participants on the issues, presenting lectures and video, in addition to holding thematic workshop. The results show that the teachers presented more expressive ecological vision on the ground, focused on the perception of natural resource, do not develop work related to land and claim that there is insufficient soil theme approach in textbooks. Already 45% of the students said that the waste contaminates the soil and water, but did not know the practice of composting (73%), perception changed after the presentation of lectures and conducting the workshop. Thus, it can be concluded that the survey showed that learning can integrate theory with practice, with an improvement in attitudes and habits present and future. Teachers recognized composting as enriching methodology for soil education. From the perspective of Education in Soils, the practice of composting should be encouraged in schools as an important environmental education tool for civic education. Furthermore, special attention should be given to continuing teacher training, focusing on soil teaching activities, so there is a more efficient and expressive approach to school subjects.
Keywords: Agroecologia
Compostagem
Recursos naturais-solos
Lixo orgânico
Educação em solos
Educação ambiental
Reciclagem
Agroecology
Compost
Soil Natural Resources
Organic waste
Soil Education
environmental education
Recycling
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
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