Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0543913482412585pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Danilson Correia da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Cleomária Gonçalves da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante-
dc.description.resumoConsiderando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2016-10-13-
dc.description.abstractConsidering the urgency of discussing environmental content to support critical thinking aimed at civic education, focused on Education in Soils, the research aimed to verify the view of teachers and students of the 7th grade of elementary school II on the ground and practice of composting. The activities were developed in a municipal school in the municipality of Sumé, micro Cariri. The methodology considered the application of questionnaires to verify the previous knowledge of the participants on the issues, presenting lectures and video, in addition to holding thematic workshop. The results show that the teachers presented more expressive ecological vision on the ground, focused on the perception of natural resource, do not develop work related to land and claim that there is insufficient soil theme approach in textbooks. Already 45% of the students said that the waste contaminates the soil and water, but did not know the practice of composting (73%), perception changed after the presentation of lectures and conducting the workshop. Thus, it can be concluded that the survey showed that learning can integrate theory with practice, with an improvement in attitudes and habits present and future. Teachers recognized composting as enriching methodology for soil education. From the perspective of Education in Soils, the practice of composting should be encouraged in schools as an important environmental education tool for civic education. Furthermore, special attention should be given to continuing teacher training, focusing on soil teaching activities, so there is a more efficient and expressive approach to school subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176-
dc.date.accessioned2019-07-30T15:32:51Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T15:32:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectRecursos naturais-solospt_BR
dc.subjectLixo orgânicopt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectCompostpt_BR
dc.subjectSoil Natural Resourcespt_BR
dc.subjectOrganic wastept_BR
dc.subjectSoil Educationpt_BR
dc.subjectenvironmental educationpt_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComposting as a dialogical methodology for soil teaching: case study.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE DO NASCIMENTO CAVALCANTE - TCC AGROECOLOGIA 2016.pdfJaqueline do Nascimento Cavalcante TCC - AGROECOLOGIA 2016.1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.