Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFREITAS, D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6242449434710639pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores da EJA no processo ensino-aprendizagem e as estratégias que desenvolvem para superá-las, verificando as condições de trabalho ofertadas pelas instituições escolares onde atuam os professores da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos físico, didático e formativo. A metodologia tem como base a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo a partir de estudo de campo. Os dados foram coletas com 03 professoras, utilizando-se como instrumento entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu por meio de técnicas qualitativas da análise de conteúdo. No referencial teórico abordamos questões sobre as dificuldades docentes na EJA a partir de teóricos como Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), entre outros. Ao longo das análises dos dados percebemos que os professores alfabetizadores da EJA enfrentam muitos e diversos problemas para efetivar o processo de ensino-aprendizagem, mas diante de tais problemas as professoras, a seu modo e de acordo com as suas possibilidades individuais, buscam soluções variadas. A questão da falta de formação docente específica para atuar na EJA é outro problema sério enfrentado pelas professoras, porém os problemas que enfrentam para efetivar o processo de ensino e aprendizagem refletem muito mais no seu trabalho do que a falta de formação continuada para os professores, espaço físico, material didático e dificuldades docentes, pois há uma problemática muito maior que se refere às questões sociais, econômicas e culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.pt_BR
dc.date.issued2017-09-05-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the difficulties faced by EJA teachers in the teaching-learning process and the strategies that these professionals develop to overcome them, verifying the work conditions offered by the school institutions where the Youth and Adult Education teachers work, in the aspects physical, didactic and formative. The methodology of this work has as basis the qualitative research approach, of descriptive character, from field study. Data were collected with 03 female teachers, using, as instrument, semi-structured individual interviews. The analysis of the collected data occurred through qualitative techniques of content analysis. In the theoretical reference, we work questions about teaching difficulties in the EJA, from authors such as Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), among others. During the analysis of the data, we verified that EJA literacy teachers face many and different problems to accomplish the teaching-learning process, but in the face of these problems, teachers, in their own way and according to their individual possibilities, seek varied solutions. The question of the lack of specific teacher training to work in the EJA is another serious problem faced by teachers, but, the problems, that they face to accomplish the teaching and learning process, reflect much more in their work than the lack of continuous training for teachers or the lack of physical space, didactic material and teaching difficulties, because there is a much larger problem that refers to social, economic and cultural issues.en
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177-
dc.date.accessioned2019-07-30T16:18:31Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T16:18:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfessores de jovens e adultos - enfrentamentospt_BR
dc.subjectFormação docente - educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Teachers - Copingpt_BR
dc.subjectTeacher training - youth and adult educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Daniela Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching process in youth and adult education: teaching difficulties and confrontations.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Daniela Ferreira de. O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA FERREIRA DE FREITAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfDaniela Ferreira de Freitas. Monografia Pedagogia. CFP 2017.1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.