Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.-
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender a importância da formação inicial e continuada para a construção da identidade docente dos profissionais da Educação Infantil, destacando as concepções das docentes sobre Educação Infantil e as contribuições da formação para a ação docente. O interesse em estudar essa temática originou-se pelo fato de ser uma discussão presente na realidade educacional, pois o educador precisa estar constantemente ampliando e renovando seus conhecimentos para ressignificar a prática no ambiente escolar, visando à qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O lócus da pesquisa foi uma Creche Municipal do município de Poço de José de Moura-PB. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem qualitativa, com o intuito de responder aos objetivos deste trabalho. No que se refere ao instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada destinada a seis (6) docentes da Educação Infantil, por meio da qual obtivemos as informações necessárias para a realização da pesquisa. As análises foram realizadas com base nas falas das entrevistadas confrontando com os aportes teóricos elaborados. No que se refere aos resultados da pesquisa constatou-se que as docentes têm formação inicial em nível superior, formações continuadas, apresentam conhecimentos significativos sobre a definição de Educação Infantil, bem como os saberes que os educandos precisam adquirir nesta etapa da Educação Básica, a relevância da formação e da construção da identidade docente. Dessa maneira, foram feitas algumas reflexões acerca dos resultados obtidos no decorrer da pesquisa e acredita-se que este trabalho pode contribuir para as cogitações dos leitores, apontando o quanto é necessária uma formação de qualidade para a atuação docente. Além disso, considera-se como primordial incentivar a participação dos docentes em diversas formações no intuito de aprimorar a prática e reconstruir cotidianamente a identidade profissional docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA formação e a construção da identidade dos profissionais da educação infantil.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the importance of initial and continuing training for the construction of the teaching identity of the professionals of the Childhood Education, highlighting the teachers' conceptions about Childhood Education and the contributions of the formation to the teaching action. The interest in studying this theme originated from the fact that it is a discussion present in the educational reality, since the educator needs to be constantly expanding and renewing his knowledge to re-signify the practice in the school environment, aiming at the quality of the teaching-learning process. The locus of the research was a Municipal Nursery School of the municipality of Poço de José de Moura-PB. The study was developed from an exploratory field research in a qualitative approach, aiming to respond to the objectives of this work. For the data collection instrument, it was used a semi-structured interview with six (6) teachers of Childhood Education, in which the necessary information was obtained to carry out the research. The analyzes were carried out based on the interviewees' statements confronting the theoretical contributions developed. Regarding the results of the research, it was verified that the teachers have initial training in higher education, continuous training, present significant knowledge about the definition of Childhood Education, as well as the knowledge that students need to acquire in this stage of Basic Education and the relevance of the formation and construction of the teaching identity. In this way, some reflections about the results obtained during the research were made and believing that this work can contribute to the cogitations of the readers, pointing out how much quality training is necessary for the teaching performance. In addition, it is considered as primordial to encourage the participation of teachers in diverse formations in order to improve the practice and to reconstruct a daily professional identity.en
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5178-
dc.date.accessioned2019-07-30T16:37:18Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T16:37:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Identitypt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Lucielma Abrantes Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe formation and the construction of the identity of the preschool professionals.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Lucielma Abrantes Ribeiro de. A formação e a construção da identidade dos profissionais da educação infantil. 2017. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIELMA ABRANTES RIBEIRO DE FREITAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.CFP 2017.pdfLucielma Abrantes Ribeiro de Freitas. Monografia pedagogia CFP 2017.367.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.