Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5179
Title: Atuação de gestores em escolas públicas no município de São José de Piranhas-PB: dilemas e superações.
Other Titles: Performance of managers in public schools in São José de Piranhas-PB: dilemmas and overcoming.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COÊLHO , Raimunda de Fátima Neves.
Keywords: Gestão escolar;Organização do trabalho pedagógico;Escola pública;Gestão democrática;School management;Organization of pedagogical work;Public school;Democratic management
Issue Date: 24-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa. Atuação de gestores em escolas públicas no município de São José de Piranhas-PB: dilemas e superações. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivou-se nesse estudo monográfico, intitulado “Atuação de gestores em escolas públicas no município de São José de Piranhas – PB: dilemas e superações”, compreender os desafios enfrentados na atuação de gestores em escolas públicas, no município de São José de Piranhas – PB, na organização do trabalho pedagógico – OTP. Por questão de pesquisa esse estudo foi alinhado pela indagação estrutural: quais os principais desafios enfrentados pela gestão de escolas públicas, no município de São José de Piranhas – PB, frente à organização do trabalho administrativo e pedagógico? Esta produção constitui um estudo de natureza qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental e com técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação e categorização simples dos dados levantados. Fundamentou-se em Paro (2002), Libâneo (2008), Vasconcellos (2014), entre outros teóricos, bem como na LDB nº9.394/96 e pelos Cadernos Instrucionais para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004). Este estudo se desdobrou por uma pesquisa de campo realizada com gestoras de escolas públicas e suas respectivas Secretarias, tanto na rede municipal quanto estadual, no município de São José de Piranhas – PB. Destarte, a pesquisa revelou que, no processo de gestão em escolas públicas a atuação de gestores escolares no tocante à organização do trabalho pedagógico está desafiada, no geral, pela necessidade de organização de práticas pedagógicas otimizadas e referencializadas, pela necessidade de formação técnica e aprofundamento do compromisso político de sua equipe docente e não docente e pela consolidação do Projeto Político Pedagógico e interação escola-família-comunidade. O que se dificulta em função de práticas administrativo-pedagógicas que centraliza o poder e as decisões da escola, bem como pela pouca participação da gestão na área pedagógica das unidades escolares. Destaca-se nesse estudo que a gestão participativa na escola precisa ser entendida como princípio de democracia a ser exercida pelos discentes, sujeitos que devem ser formados para a cidadania.
Abstract: It aimed in this undergraduate thesis named “Action of managers in public schools in the city of São José de Piranhas, Paraíba: predicaments and overcomings”, to comprehend the challenges faced in the performance of managers in public schools, in the city of São José de Piranhas, Paraíba, in the organization of the pedagogical work (OPW). Because of a research matter, this study was aligned by the structural quest: what are the main challenges faced by the management of public schools, in the city of São José de Piranhas, Paraíba, according to the organization of administrative and pedagogical work? This production treats of a study of qualitative nature, with approaches of bibliographic and documentary research and with techniques of semi-structured interviews, observation and simple categorization of data survey. It has its basements on Paro (2002), Libâneo (2008), Vasconcellos (2014), amongst other theoretical ones, as well as on LDB n. 9.394/96 and by the SchooI Counsels Instructional Quires of the Education Ministery (2004). This study unfolded by a research field made with public school managers and their respective bureaus, such as belonging to the municipal network as also belonging to the state network, in the city of São José de Piranhas, Paraíba. This way, the research revealed that in the process of public school management the performance of school managers in relation to the organization of the pedagogical work is challenged, in general, by the need of pedagogical wonts organization, optimized and referenced, by the requirement of technical formation and deepening of the political commitment of its docent and not docent team and by the consolidation of the Pedagogical Political Project and interplayschool-family-community. What makes it hard, according to function of pedagogical-administrative wonts that centralizes the power and the decisions of the school, as well as the low participation of the manager on the pedagogical area of the school unities. It is highlighted on this study that the participative management in the school needs to be understood as a principle of democracy to be put in practice by the students, people that must be shaped for citizenship.
Keywords: Gestão escolar
Organização do trabalho pedagógico
Escola pública
Gestão democrática
School management
Organization of pedagogical work
Public school
Democratic management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5179
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATHALIA MARIA DE SOUSA FEITOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfNathalia Maria de Sousa Feitosa. Monografia Pedagogia. CFP 2017591.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.