Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFEITOSA, Nathalia Maria de Sousa.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375418800136162pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.referee2COÊLHO , Raimunda de Fátima Neves.-
dc.description.resumoObjetivou-se nesse estudo monográfico, intitulado “Atuação de gestores em escolas públicas no município de São José de Piranhas – PB: dilemas e superações”, compreender os desafios enfrentados na atuação de gestores em escolas públicas, no município de São José de Piranhas – PB, na organização do trabalho pedagógico – OTP. Por questão de pesquisa esse estudo foi alinhado pela indagação estrutural: quais os principais desafios enfrentados pela gestão de escolas públicas, no município de São José de Piranhas – PB, frente à organização do trabalho administrativo e pedagógico? Esta produção constitui um estudo de natureza qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental e com técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação e categorização simples dos dados levantados. Fundamentou-se em Paro (2002), Libâneo (2008), Vasconcellos (2014), entre outros teóricos, bem como na LDB nº9.394/96 e pelos Cadernos Instrucionais para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004). Este estudo se desdobrou por uma pesquisa de campo realizada com gestoras de escolas públicas e suas respectivas Secretarias, tanto na rede municipal quanto estadual, no município de São José de Piranhas – PB. Destarte, a pesquisa revelou que, no processo de gestão em escolas públicas a atuação de gestores escolares no tocante à organização do trabalho pedagógico está desafiada, no geral, pela necessidade de organização de práticas pedagógicas otimizadas e referencializadas, pela necessidade de formação técnica e aprofundamento do compromisso político de sua equipe docente e não docente e pela consolidação do Projeto Político Pedagógico e interação escola-família-comunidade. O que se dificulta em função de práticas administrativo-pedagógicas que centraliza o poder e as decisões da escola, bem como pela pouca participação da gestão na área pedagógica das unidades escolares. Destaca-se nesse estudo que a gestão participativa na escola precisa ser entendida como princípio de democracia a ser exercida pelos discentes, sujeitos que devem ser formados para a cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAtuação de gestores em escolas públicas no município de São José de Piranhas-PB: dilemas e superações.pt_BR
dc.date.issued2017-08-24-
dc.description.abstractIt aimed in this undergraduate thesis named “Action of managers in public schools in the city of São José de Piranhas, Paraíba: predicaments and overcomings”, to comprehend the challenges faced in the performance of managers in public schools, in the city of São José de Piranhas, Paraíba, in the organization of the pedagogical work (OPW). Because of a research matter, this study was aligned by the structural quest: what are the main challenges faced by the management of public schools, in the city of São José de Piranhas, Paraíba, according to the organization of administrative and pedagogical work? This production treats of a study of qualitative nature, with approaches of bibliographic and documentary research and with techniques of semi-structured interviews, observation and simple categorization of data survey. It has its basements on Paro (2002), Libâneo (2008), Vasconcellos (2014), amongst other theoretical ones, as well as on LDB n. 9.394/96 and by the SchooI Counsels Instructional Quires of the Education Ministery (2004). This study unfolded by a research field made with public school managers and their respective bureaus, such as belonging to the municipal network as also belonging to the state network, in the city of São José de Piranhas, Paraíba. This way, the research revealed that in the process of public school management the performance of school managers in relation to the organization of the pedagogical work is challenged, in general, by the need of pedagogical wonts organization, optimized and referenced, by the requirement of technical formation and deepening of the political commitment of its docent and not docent team and by the consolidation of the Pedagogical Political Project and interplayschool-family-community. What makes it hard, according to function of pedagogical-administrative wonts that centralizes the power and the decisions of the school, as well as the low participation of the manager on the pedagogical area of the school unities. It is highlighted on this study that the participative management in the school needs to be understood as a principle of democracy to be put in practice by the students, people that must be shaped for citizenship.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5179-
dc.date.accessioned2019-07-30T16:53:19Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T16:53:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectOrganization of pedagogical workpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFEITOSA, Nathalia Maria de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerformance of managers in public schools in São José de Piranhas-PB: dilemmas and overcoming.pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, Nathalia Maria de Sousa. Atuação de gestores em escolas públicas no município de São José de Piranhas-PB: dilemas e superações. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATHALIA MARIA DE SOUSA FEITOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfNathalia Maria de Sousa Feitosa. Monografia Pedagogia. CFP 2017591.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.