Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180
Title: O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
Other Titles: The impact of racial discrimination on the construction of black child identity in the city of Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Risomar Alves dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOVIKOFF, Cristina.
Keywords: Educação infantil;Discriminação racial;Preconceito - impactos;Identidade cultural;Formação de professores;child education;Racial discrimination;Prejudice - Impacts;Cultural identity;Teacher training
Issue Date: 19-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial.
Abstract: Discrimination has taken place in a variety of ways, not choosing victims or where they happen. However, racial discrimination has corrosively affected school spaces, environments in which it is expected to build the cultural and social identity of each individual, making them critical-reflective citizens and aware of their role in shaping society. It is in the face of this racial discrimination that has occurred in the school context, bringing numerous impacts to the construction of children's identity. The present study aimed to understand the impact of racial prejudice on the construction of black child identity, aiming to create the necessary conditions to face racism and discrimination in the relational coexistence of students. The specific objectives were to identify in the current literature the impact caused to children by suffering racial discrimination in their process of formation of child identity; map the pedagogical strategies about law 10.639 / 03 in early childhood education; discuss the role of family and school in shaping the personal and social identity of children of African descent. To achieve these objectives, a field study was adopted as a methodology, conducted through the application of a semi-structured questionnaire with five teachers of early childhood education, from a school in the municipal education system of Cajazeiras-PB, in order to provide support the discussions around this theme. The results showed that the lack of teacher training, as well as their own ignorance of the ethnic issue, has hindered the work around the discussions inherent to race relations. Another factor that was also taken into consideration by the research was that the school has dealt with this issue in a fragmented way, since the subject only gets more attention when on commemorative dates, as in the case of Black Consciousness Day. Regarding the contents, there is still some discrepancy as to put such theme on the agenda, given the lack of training and non commitment of some teachers to deal with content related to the racial aspect.
Keywords: Educação infantil
Discriminação racial
Preconceito - impactos
Identidade cultural
Formação de professores
child education
Racial discrimination
Prejudice - Impacts
Cultural identity
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA JUSSARA ASSIS FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfJosefa Jussara Assis Fernandes. Monografia Pedagogia. CFP 2016.423.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.