Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1569563509377875pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Laércio Teodoro da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Laércio Teodoro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8793801402077633pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2CUNHA , Ane Cristine Hermínio.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental no ano de 2017, em uma escola localizada em um bairro considerado periférico da cidade de Cajazeiras-PB. Intencionou-se investigar a situação socioeconômica das famílias dos alunos e investigar que relações podem existir entre essa realidade social e familiar e o aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, bem como se investigou o desempenho escolar por meio dos dados obtidos pelas avaliações às quais os alunos foram submetidos e por entrevistas realizadas com a professora regente. A pesquisa tomou como referência os trabalhos desenvolvidos por Carvalho (2010), Hoffmann (2000) e Luckesi (1999) para agenciar os conceitos de Vulnerabilidade Social e Desempenho Escolar, centrais para a discussão. Nesse processo, partimos dos conceitos de vulnerabilidade social e desempenho escolar desenvolvido por Carvalho (2010), Hoffmann (2000), Luckesi (1999). Intencionou-se investigar de que forma a vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos alunos interfere no aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, em seguida foram observadas as diversas formas utilizadas para avaliar os alunos pesquisados, os métodos avaliativos eram feitos pela professora regente, secretaria de educação e governo federal. Os resultados dessas avaliações foram analisados bem como entrevista com a professora regente que foi questionada a respeito da condição social das famílias dos alunos e como essa situação afetava no rendimento escolar do discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleVulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-12-13-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the school performance of students from the 5th year of primary education in the year 2107, in a school located in a neighborhood considered peripheral of the city of Cajazeiras-PB. The purpose of this study was to investigate the socioeconomic situation of the students 'families and to investigate the relationship between this social and family reality and the students' learning. Interviews were carried out with the families of the students to identify the social situation of the families, as well as the school performance was investigated through the data obtained by the evaluations to which the students were submitted and by interviews with the teacher. The research took as reference the works developed by Carvalho (2010), Hoffmann (2000) and Luckesi (1999) to promote the concepts of Social Vulnerability and School Performance, central to the discussion. In this process, we start from the concepts of social vulnerability and school performance developed by Carvalho (2010), Hoffmann (2000), Luckesi (1999). It was intended to investigate how the socioeconomic vulnerability of the students 'families interferes in the students' learning. Interviews were carried out with the families of the students to identify the social situation of the families, followed by the different forms used to evaluate the students studied, the evaluation methods were done by the teacher regent, education and federal government. The results of these evaluations were analyzed as well as an interview with the teacher regent who was questioned about the social condition of the students' families and how this situation affected the student's academic performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5186-
dc.date.accessioned2019-07-31T09:57:57Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T09:57:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Mirela Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial vulnerability and school performance: a case study in a state School in the City of Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Mirela Ferreira. Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em escola estadual do município de Cajazeiras-PB. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELA FERREIRA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMirela Ferreira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2018.355.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.