Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916201171567416pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA , José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto investigar o papel da timidez no processo de aprendizagem no ensino fundamental, sob a ótica de alguns teóricos como Vygotsky, Zimbrado, Albissetti, Crawford, Taylor e Echeburúa, no qual se discute o conceito de timidez e suas causas e efeitos e a importância de inserir esse tema nos meios acadêmicos e escolares. Neste estudo procura-se conhecer os fatores que contribuem para o desenvolvimento da timidez em alunos do ensino fundamental, mediante observação desses alunos em sala de aula, para fazer um diagnóstico da turma e procurar identificar alunos com dificuldades aprendizagem provenientes da timidez. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados, um questionário semiestruturado, aplicado a (1)um professor e (24) vinte e quatro alunos com faixa etária entre 10 a 12 anos, de uma turma do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal, da cidade de Marizópolis-PB. A pesquisa procurou identificar os alunos tímidos; os momentos em que eles se sentem mais retraídos; se a timidez impediu de participar de alguma atividade escolar; e como se comportam nas apresentações ou em eventos promovidos pela escola; ou ainda se sentem alguma dificuldade de falar em público, entre outras indagações, além do questionário docente. Conforme a pesquisa realizada, dela participaram apenas 20 alunos, pois 4 discentes faltaram a aula.Dos 20 alunos pesquisados,11 discentes se declararam tímidos, são apenas estes que serão analisados, 7 alunos disseram não ser tímidos e 2 alunos não responderam ao questionário. Pode-se chegar a algumas conclusões: de que a maioria dos alunos são tímidos, onze alunos, sete pede ajuda ao professor, em alguma dúvida. Também conclui que mais da metade dos alunos, ou seja, seis de onze alunos, afirmaram que existem momentos de maior intensidade da timidez. Em relação ao aluno deixar de participar de alguma atividade na escola, oito num total de onze alunos comentaram que deixaram de participar de trabalhos que requer contato com os colegas por se sentirem retraídos. Concernente à dificuldade de falar diante de uma platéia, os números da atual pesquisa mostraram que, dos vinte alunos pesquisados, dez disseram sentir dificuldades de falar em público ou participar de apresentações na escola, o que representa a metade dos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO papel da timidez no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2018-03-08-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the role of shyness in the learning process in elementary education, from the perspective of some theorists Vygotsky, Zimbrado, Albissetti, Crawford, Taylor and Echeburúa, in which the concept of shyness and its causes and effects are discussed and the importance of inserting this theme into academic and scholarly environments. This study aims to know the factors that contribute to the development of shyness in elementary school students, by observing these students in the classroom, to make a diagnosis of the class and to identify students with learning difficulties from shyness. The methodology used was the qualitative research, having as a data collection instrument, a semistructured questionnaire, applied to (1) a teacher and (24) twenty four students with ages ranging from 10 to 12 years, from a group of the 5th grade of elementary school, of a municipal school, in the city of Marizópolis-PB. The research sought to identify shy students; the moments in which they feel more withdrawn; if shyness prevented them from participating in any school activity; and how they behave in presentations or in events promoted by the school; or still feel some difficulty speaking in public, among other questions, in addition to the teacher questionnaire. According to the research carried out, only 20 students participated, since 4 students missed the class. Of the 20 students surveyed, 11 students declared themselves shy, they are only those that will be analyzed, 7 students said not to be shy and 2 students did not respond when arriving at some conclusions: that most of the students are shy, eleven students, seven asks for help to the teacher, in some doubt. It also concludes that more than half of the students, that is, six of eleven students, affirmed that there are moments of greater intensity of the shyness. In relation to the student leaving to participate in some activity in the school, eight of a total of eleven students commented that they stopped participating in work that requires contact with colleagues because they feel withdrawn. Concerning the difficulty of speaking in front of an audience, the numbers of the current research showed that of the twenty students surveyed, ten said they had difficulties speaking in public or participating in presentations at the school, which represents half of the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5188-
dc.date.accessioned2019-07-31T10:28:24Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T10:28:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectTimidez - causas e efeitospt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos tímidospt_BR
dc.subjectSócio - interacionismopt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectShyness - Causes and Effectspt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectShy studentspt_BR
dc.subjectPartner - interactionismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Juberlano Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of shyness in the learning process.pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Juberlano Rodrigues.O papel da timidez no processo de aprendizagem. 2018. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUBERLANO RODRIGUES LINS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfJuberlano Rodrigues Lins. Monografia Pedagogia. CFP 2018.561.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.