Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5189
Title: "Arte é para todos": a cidade de Sumé/PB e o ensino de arte na EJA.
Other Titles: "Art is for everyone": the city of Sumé / PB and art education at EJA.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Edivanilda Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Erivan.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Líbna Naftali Lucena.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Vinícius Ramos.
Keywords: Educação - escola;Arte - ensino;Educação de jovens e adultos;Education - school  ;Art - teaching  ;Youth and Adult Education
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Edivanilda Cordeiro de. "Arte é para todos": a cidade de Sumé/PB e o ensino de arte na EJA. 2016. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5189
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo investigar como é desenvolvido o ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Sumé-PB, sendo foco de estudo o processo de ensino/aprendizagem em arte conduzido pela professora. A investigação foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do ensino médio da EJA, tendo como colaboradora da pesquisa uma professora que leciona a disciplina arte e seus respectivos alunos. O estudo de caráter qualitativo teve uma base teórica alicerçada por teóricos como Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Buoro, Rosa Iavelberg, Fusari e Ferraz, entre outros, que defende uma educação libertadora para todos, e um ensino de arte como instrumento fundamental no processo de crescimento cognitivo, efetivo e social. A investigação contou com uma pesquisa de campo, “in loco”, para identificar, por meio da coleta de dados, os recursos, metodologias, concepções e práticas docentes abordadas nas aulas de arte para compreendermos como é concebido o ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações das aulas, à aplicação de questionário (perguntas abertas e fechadas), com a professora responsável pela disciplina de arte nesta turma, com questões norteadoras sobre o perfil, as experiências com arte e a atuação da professora em sala de aula, também aplicamos questionários com os alunos da turma investigada, com questões relativas ao processo de ensino/aprendizagem, as concepções e os significados que a aula de arte desperta, bem como os conhecimentos adquiridos. Analisamos documentos escolares, livro didático e as atividades propostas pela professora e as imagens e atividades produzidas pelos alunos em sala de aula. O estudo mostra o interesse dos alunos pelo ensino da cultura, principalmente a local, os desafios de uma professora sem a formação específica no desenvolvimento de um ensino de arte para um público tão especifico.
Abstract: This study aims to investigate how the art teaching for the EJA (Education for the Youth and Adults) is developed in a public school in the municipality of Sumé –PB, whose focus of study is the teaching / learning process in art conducted by the teacher. The developed research was in a class of 1st year of high school EJA, having as research collaborator, an art teacher and her students. The qualitative study has a theoretical basis underpinned by theorists like Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Buoro, Rosa Iavelberg, Fusari and Ferraz, among others, who defend a liberating education for all, and teaching art as a key tool in the effective social cognitive growth process. The research has included a field survey "in loco" to identify, through the collection of data, resources, methodologies, concepts and teaching practices addressed in art classes to understand how the art of teaching is conceived in the Education for the Youth and Adults. The tools used for data collection were class observations, questionnaire application (open and closed questions), with the teacher responsible for the art subject in this class, with guiding questions about profile, experiments with art and the teacher’s role in the classroom, we have also applied questionnaire with students of the investigated group, with issues related to the teaching / learning concepts and meanings that art class awakes, and knowledge acquired in the art area. We have analyzed school documents, textbooks and activities proposed by the teacher and the images and activities produced by students in the classroom. The study shows the students’ interests in culture teaching, especially the local one, the teacher’s challenges without specific training in developing art teaching for such a specific public.
Keywords: Educação - escola
Arte - ensino
Educação de jovens e adultos
Education - school  
Art - teaching  
Youth and Adult Education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5189
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDIVANILDA CORDEIRO DE OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2016.pdfEdivanilda Cordeiro de Oliveira - TCC LECAMPO 20161.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.