Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5190
Title: Leitura, escrita e práticas pedagógicas na alfabetização.
Other Titles: Reading, writing and pedagogical practices in literacy.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Ildamara Martins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
Keywords: Educação de crianças;Alfabetização - desenvolvimento;Leitura;Escrita;Children's education;Literacy - Development;Reading;Writing
Issue Date: 30-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Ildamara Martins.Leitura, escrita e práticas pedagógicas na alfabetização. 2016. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão de curso foi feito a partir de uma pesquisa com três professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do município de Cajazeiras/PB. Temos como problema de pesquisa: Como os professores alfabetizadores desenvolvem o ensino da leitura e da escrita e quais as maiores dificuldades encontradas pelos docentes durante esse processo? E para responder ao questionamento temos os seguintes objetivos: Identificar as práticas de professores voltadas ao processo de alfabetização de alunos em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do ensino público da cidade de Cajazeiras; identificar as práticas utilizadas por professores para o desenvolvimento da leitura e da escrita no processo de alfabetização; conhecer os processos vivenciados pelos alunos durante o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita e identificar as principais dificuldades encontradas pelos docentes no processo de alfabetização. Alfabetizar não trata apenas do aprender a ler e escrever, pois é preciso respeitar a leitura de mundo que acontece antes mesmo do aluno adquirir os códigos linguísticos. É analisando a importância que o desenho possui para a aprendizagem da leitura, sendo encarada como base de todo o processo, mostrando também que há três capacidades que o alfabetizando precisa vivenciar para alcançar a alfabetização. Posteriormente, serão explicitados os níveis conceptuais linguísticos e uma reflexão sobre a formação de professoras alfabetizadoras. A análise dos dados obtidos na entrevista foram agrupados a partir de três eixos temáticos: A aprendizagem da docência alfabetizadora: a essência do ensinar; Aquisição da leitura e da escrita: as percepções e dificuldades do professor alfabetizador e Práticas pedagógicas indispensáveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, que foram desenvolvido com base nas falas das professoras alfabetizadoras entrevistas e nas falas dos autores e estudiosos da temática em estudo. O estudo sobre o processo de desenvolvimento da alfabetização nos permite um conhecimento sobre aspectos fundamentais que envolvem essa etapa base na vida da criança, afinal, aprender a ler e escrever é mais do que um aspecto escolar, são critérios para que o indivíduo possa conviver socialmente com o mundo letrado em que vivemos e que exige esse domínio a todo momento.
Abstract: The present undergraduate thesis was made through a survey alongside three literacy teachers from the public education system at the city of Cajazeiras-PB. We have as a research issue: How the literacy teachers develop the reading and writing teaching and what are the major problems found by the professors during this process? To answer these questions, the following goals are used: Identify the teacher’s practices aimed at students from the first grade, Elementary years, at public schools of Cajazeiras’ city; identify the tactics used to the writing and reading development in the literacy procedure; knowledge every process lived by the pupils throughout the growth and the writing and reading learning process, also identify the main obstacles found by teachers at the literacy methods. Literacy is not just teaching how to read and write, because it is necessary to respect the general ways of reading that happens even before the student grows familiar with the linguistic codes. It is analysing the drawing importance to the development of the reading skill, taken as the basis of the whole process, showing, as well, the three capacities the learning student needs to go through as a way to achieve the level of literate. Afterwards, it will be shown linguistic conceptual levels and there will be a moment to analyse the literacy teacher’s training. The data collected at the interview was divided from three main themes: The literacy teachers self learning, the essence of teaching, acquirement of the reading and writing skills, literacy professors’ perceptions and problems and essential pedagogical practices to the writing and reading learning, which were developed based on the interviewed professors, also on the authors and specialists at the mentioned matter. The study over the literacy’s development allow us to have a knowledge on fundamental aspects which involve this major stage at the kid’s life, after all, learning how to read and write is more than a school trait, is a criteria so the individuals can live socially in the literate world which we live and requires these kind of mastery all the time.
Keywords: Educação de crianças
Alfabetização - desenvolvimento
Leitura
Escrita
Children's education
Literacy - Development
Reading
Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5190
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILDAMARA MARTINS LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfIldamara Martins Lira. Monografia pedagogia. CFP. 2016.411.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.