Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5192
Title: A percepção dos egressos da LECAMPO/UFCG: da contribuição da formação para sua prática pedagógica.
Other Titles: The perception of graduates of LECAMPO / UFCG: the contribution of training to their pedagogical practice.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Claudiana Ribeiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Educação;Prática pedagógica;Licenciatura - formação docente;Education  ;Pedagogical practice  ;Degree - teacher training
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Claudiana Ribeiro de. A percepção dos egressos da lecampo/UFCG: da contribuição da formação para sua prática pedagógica. 2016. 91f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5192
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como finalidade estudar a contribuição da formação da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG na prática pedagógica dos seus egressos. A relevância desta temática expressa-se por ser este curso novo no Brasil, e já começar a formar os primeiros licenciados para atuação nas Escolas do Campo. O objetivo de inventariar a percepção dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre a contribuição de sua formação inicial para sua prática nas escolas do campo, requisitou um olhar metodológico qualitativo com uma escuta sensível, para apreender e compreender os significados atribuídos pelos sujeitos a contribuição da formação em sua prática pedagógica. Para uma aproximação com o objeto de estudo, aprofundamos as seguintes categorias baseada nos seguintes autores: Prática pedagógica (SOUZA, (2001), SILVA (2009); Educação do Campo (ARROYO (2004); CALDART (2000); SILVA (2009); Formação docente (LIBANEO (2001), FREIRE(1996). O Estudo exploratório foi um procedimento adotado para mapeamento dos egressos do curso, sua área de atuação e seleção dos sujeitos da pesquisa. Para isto, utilizamos como instrumento o questionário que teve como finalidade construir o perfil dos egressos. com base em critérios de maior concentração de egressos escolhemos a Escola do Campo José Bonifácio – Pio X,- Sumé- Pb, como espaço para observação da prática pedagógica dos egressos, e com os quais realizamos a entrevista. A triangulação entre os dados provenientes do questionário, da entrevista e da observação nos possibilitaram alguns achados, dentre os quais destacamos: a ênfase na importância da formação multidisciplinar da licenciatura para a prática pedagógica e possibilidades de campo de trabalho, a formação que possibilita a articulação entre docência por área de conhecimento e para gestão permite uma atuação e uma concepção ampla da escola do campo, a postura e a prática contextualizada e humanizada dos egressos na preparação e execução das aulas nas escolas do campo, a interação e participação entre educadores/as e educandos/as na sala de aula e na escola, a vivencia de planejamento coletivo e sistemático. As contradições postas pelo contexto foram identificadas como: as políticas de valorização profissional ainda são fragmentadas e descontínuas, a fragilidade das políticas para iniciação do docente na profissão, a concepção disciplinar e descontextualizada que ainda permanece muito forte no sistema de ensino, a necessidade de formação dos formadores dentro da concepção do campo e a inclusão do perfil deste licenciado em concursos públicos.
Abstract: This research aimed to study the contribution of the formation of the Degree in UFCG field of education in pedagogical practice of its graduates. The relevance of this issue it is expressed that this new course in Brazil, and already begin to form the first graduates to work in the Rural Schools. The purpose of inventorying the perception of the degree course graduates Field of Education on the contribution of their initial training for their practice in schools of the field, he requested a qualitative methodological look with a sensitive listening, to grasp and understand the meanings attributed by the subjects the contribution of education in their teaching. For an approach to the object of study, we deepen the following categories based on the following authors: Teaching practice (SOUZA (2001), Silva (2009), Rural Education (ARROYO (2004); CALDART (2000) and Silva (2009) ;.. teacher training (Libâneo (2001), Freire (1996) the exploratory study was a procedure used to map the course graduates, their area of operation and selection of research subjects for this, we use as a tool the questionnaire was to purpose build the profile of graduates based on criteria of highest concentration of graduates chose the School of Field Jose Bonifacio. - Pius X - Sumé- Pb, as a space for observation of teaching practice of graduates, and with which we conducted the interview. triangulation of the data from the questionnaire, interview and observation enabled us some findings, among which: the emphasis on the importance of multidisciplinary training of the degree for teaching practice and field work opportunities, training that enables joint between teaching by area of knowledge and management allows a performance and a large school field design, posture and contextualized and humanized practice of graduates in the preparation and implementation of classes in schools of the field, the interaction and participation among educators / the and students / as in the classroom and school, the experiences of collective and systematic planning. The contradictions posed by the environment were identified as: professional development policies are still fragmented and discontinuous, the fragility of policies for teaching initiation in the profession, disciplinary and decontextualized concept that remains very strong in the education system, the need for training trainers in the field of design and the inclusion of the profile of this degree in public procurement.
Keywords: Educação
Prática pedagógica
Licenciatura - formação docente
Education  
Pedagogical practice  
Degree - teacher training
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5192
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2016.pdfClaudiana Ribeiro de Oliveira - TCC LECAMPO 20161.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.