Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193
Title: A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo.
Other Titles: The contribution of mathematical games in the teaching and learning process in rural schools.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Débora Lafaerte Simões de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Felipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Ana Luiza Araújo.
Keywords: Educação matemática;Jogos matemáticos;Educação do Campo;Mathematics education  ;Mathematical games  ;Field education
Issue Date: 14-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Débora Lafaerte Simões de. A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo. 2016. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, expõe a importância do uso dos jogos no processo de ensino aprendizagem da matemática. Tendo como tema central “A Contribuição de Jogos Matemáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem em Escolas do Campo”, realizado com os alunos de uma turma de 6°ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo U.M.E.I.E José Bonifácio Barbosa de Andrade, distrito de PIO X, município de Sumé - PB. A utilização dos jogos nas aulas de Matemática tem uma considerável contribuição no processo de ensino/aprendizagem dos educandos, pois tem a possibilidade de promover a construção da autonomia, desenvolver a criatividade e o gosto em aprender. Apoiamos os jogos como um recurso para o ensino da Matemática, pois o professor tem a oportunidade de criar um ambiente agradável, onde os educandos tem a oportunidade de interagir tanto com os colegas quanto com o professor, tendo várias trocas de experiências e discussões, oportunizando os educandos a construírem conhecimentos de uma forma mais prazerosa e interativa.
Abstract: This work completion of the Field Education degree course, exposes the importance of the games use in mathematics teaching and learning process. With the central theme "Mathematical Games Contribution in the Teaching and Learning Process in Rural Schools" held with the students in a class of 6th grade of elementary school in the Field School UMEIE Jose Bonifacio Barbosa de Andrade, PIO district X, municipality of Sumé - PB. The use of games in math classes has a considerable contribution in the teaching / learning process of the students, it has the possibility of promoting the construction of autonomy, develop creativity and happy to learn. We support the games as a resource for teaching mathematics because the teacher has the opportunity to create a pleasant environment where students have much opportunity to interact with peers and with the teacher, and several exchanges of experiences and discussions, providing opportunities the students to build expertise in a more enjoyable and interactive way.
Keywords: Educação matemática
Jogos matemáticos
Educação do Campo
Mathematics education  
Mathematical games  
Field education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÉBORA LAFAERTE SIMÕES DE ARAÚJO - TCC LECAMPO 2016.pdfDébora Lafaerte Simões de Araújo - TCC LECAMPO 2016836.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.