Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5194
Title: Formação continuada de professores na educação do e no campo.
Other Titles: Continuing teacher education in and in the field.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Francisca Lindervânia Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
Keywords: Educação de campo;Formação continuada;Práticas Pedagógicas;Field education;Continuing Education;Pedagogical practices
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Francisca Lindervânia Diniz. Formação continuada de professores na educação do e no campo. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo monográfico, intitulado “A formação continuada de professores na Educação do e no Campo”, objetivou conhecer as ações político-pedagógicas adotadas para a formação continuada de Professores do Campo na Rede pública Municipal de Ensino de Cajazeiras - PB. Por questão de pesquisa este estudo indagou: De que modo é empreendida a formação continuada de professores do e no campo no Município de Cajazeiras – PB? Fundamentou-se principalmente em Caldart (2000; 2002), Freire (1987; 2002), Therrien (1993), Imbernón (2006), bem como a Constituição Federal (1988), as Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo (2002) e na LDB nº 9394/96. Esta produção constitui um estudo de natureza exploratória com abordagem de pesquisa-ação e com técnica de entrevista semiestruturada, observação e categorização temática dos dados. Durante a pesquisa confrontou-se com o educador frente às dificuldades enfrentadas no que diz respeito à formação continuada incoerente às especificidades vivenciadas no cotidiano da Escola do Campo. O resultado desta pesquisa conduziu ao entendimento de que o processo de formação continuada dos professores que atuam nas Escolas do Campo no Município de Cajazeiras - PB, necessita passar por uma importante reflexão a fim de discutir as dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação com relação às suas políticas de formação continuada aos Educadores do Campo, alicerçada no compromisso com a formação humana dos estudantes do campo e a valorização à cultura campesina. Destaca-se neste estudo que a formação continuada de professores do campo deve proporcionar aos educadores a oportunidade de realizarem suas formações sob à égide de Pedagogias comprometidas com a formação humana do sujeito do campo, a luta por direitos e a valorização de sua cultura em função de assegurar um processo educativo que subsidie uma sólida base política ao percurso formativo dos educandos do campo. Tendo em vistas suas necessidades de geração de trabalho e renda e de condições objetivas de vida, no Campo, ou fora dele, caso seja de seu desejo. Este estudo se desenvolveu com uma pesquisa de campo realizada com Professores de Escolas do Campo e Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Cajazeiras – PB.
Abstract: This monographic study entitled “The continuing education of teachers in the Rural Schools”, aimed to know the political-pedagogical actions adopted for the continuing training of Rural Teachers in the Public School System in the city of Cajazeiras - PB. For research purpose, this study asked: How is undertaken the continuing education of Rural Teachers and Rural Schools in the city of Cajazeiras – PB. It was based mainly on Caldart (2000; 2002), Freire (1987; 2002), Therrien (1993), Imbernón (2006), as well as the Federal Constitution (1988), the Curricular Guidelines for Rural Education (2002) and the Education and Guidance Law (LDB nº 9394/96). This academic work is a study of exploratory nature with research-action approach and semi-structured interview technique, observation, and thematic categorization of data. During the research it was confronted with the teacher in the face of difficulties in regard to continuing education incoherent to the specificities experienced in the daily life within the Rural School. The result of this research led to the understanding that the process of continuing education of teachers working in Rural Schools in the city of Cajazeiras-PB, needs to undergo an important reflection in order to discuss the difficulties faced by the Education Department in relation to its policies of continuing education to Rural Educators. Founded on the commitment to the human formation of the countryside students and the valorization of the peasant culture. It is noteworthy in this study that continuing education of Rural Teachers must provide with the opportunity to carry out their formations under the aegis of Pedagogies committed to the human formation of the subject field, the fight for rights and the enhancement of their role in culture, in order to ensure an educational process that assists a solid political base to the training course for rural students. Having in view its needs of work and income generation, and objective living conditions in or out the field, if it is desired. This study was developed with a field research conducted with Teachers of Rural Schools and Pedagogical Coordinators from the Department of Education of Cajazeiras - PB.
Keywords: Educação de campo
Formação continuada
Práticas Pedagógicas
Field education
Continuing Education
Pedagogical practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5194
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA LINDERVÂNIA DINIZ LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.CFP 2018.pdfFrancisca Lindervânia Diniz Lopes. Monografia Pedagogia.CFP 2018.498.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.