Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5195
Title: Relação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia.
Other Titles: Theory-practice relationship in supervised internship in the early years of elementary school: an experience of pedagogy students.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Maria Neurimar da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lurdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Rejane Maria de Araújo.
Keywords: Formação de professores;Estágio supervisionado;Pedagogia;Lúcido;Ensino fundamental;Teacher training;Supervised internship;Pedagogy;Lucid;Elementary School
Issue Date: 21-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Maria Neurimar da Silva. Relação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia. 2017. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo deste trabalho monográfico é a análise sobre a relação teoria-prática no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo estagiárias do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus de Cajazeiras/PB. Nosso problema de pesquisa foi assim delineado: como pedagogos em formação veem as contribuições da disciplina de estágio para a prática docente e a utilização do lúdico em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, tivemos como objetivo geral o de analisar o que pedagogos em formação compreendem acerca da utilização da ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do entendimento das contribuições da disciplina de Estágio Supervisionado. Como objetivos específicos, mapeamos os diferentes entendimentos de ludicidade na literatura vigente; identificamos os diferentes entendimentos de ludicidade que norteiam as práticas docentes no Ensino Fundamental para estagiários do curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação (UAE) do Centro de Formação de Professores (CFP) UFCG; e discutimos o entendimento da relação teoria-prática nas aulas de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de pedagogos em formação. Baseamo-nos nos seguintes autores para fundamentar o trabalho: Libâneo (2001-2013); Paniago; Sarmento (2015); Pimenta; Lima (2006), dentre outros, que revelam que os cursos de formação de professores precisam possibilitar oportunidades concretas que viabilizem a vivência do Estágio Supervisionado como essencial para a construção da identidade profissional do professor. Quanto à metodologia empregada, usamos a pesquisa qualitativa. Em relação ao instrumento de coleta de dados, usamos a entrevista semiestruturada, contendo oito questões, com estudantes do Curso de Pedagogia que já cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado proporcionou reflexões sobre a prática docente, e uma dessas perpassa pela inclusão de atividades lúdicas na formação profissional, de modo que essa experiência formadora seja refletida na atuação, posterior à universidade, haja vista a necessidade de maior integração entre o lúdico e o trabalho pedagógico, não somente no curso de Pedagogia, mas em todas as outras profissões que demandam o cuidado com o outro.
Abstract: The object of study of this monograph is the analysis about the theory-practice relationship in the Supervised Internship in the initial years of Elementary Education, according to the Pedagogy course interns, of the Federal University of Campina Grande / UFCG, campus of Cajazeiras / PB. Our research problem is thus outlined: how do pedagogues in training perceive the contributions of the Supervised Internship subject to the teaching practice and the use of ludic activities in the classroom in the early years of Elementary School? We have as objectives: to analyze what pedagogues in training figure out about the use of playfulness in the initial years of Elementary School, from the understanding of the contributions of the Supervised Internship subject; to map the different understandings of playfulness in the current literature; to identify the different understandings of playfulness that guide the teaching practices in Elementary Education for interns of the Pedagogy course UAE / CFP / UFCG; and to discuss the understanding of the theory-practice relationship in the Supervised Internship classes in the initial years of Elementary Education from the perspective of pedagogues in training. We based on the following authors to justify the work: Libâneo (2001-2013); Paniago; Sarmento (2015); Pimenta; Lima (2006), among others, who reveal that teacher training courses need to provide concrete opportunities that enable the experience of the Supervised Internship as essential for the construction of the teacher´s professional identity. As to the methodology, we used the qualitative research. In regard to the instrument, we used the semi-structured interview, containing eight questions, with Pedagogy students who have already taken the Supervised Internship course in the initial years of Elementary School. The result has provided reflections on the teaching practice, and one of these undergoes the inclusion of ludic activities in the professional training, so that this formative experience is reflected on the performance, after the university, due to the need of greater integration between the ludic activities and the pedagogical work, not only in the Pedagogy course, but in all other professions that demand care with the other.
Keywords: Formação de professores
Estágio supervisionado
Pedagogia
Lúcido
Ensino fundamental
Teacher training
Supervised internship
Pedagogy
Lucid
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5195
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA NEURIMAR DA SILVA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMaria Neurimar da Silva Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2017.536.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.