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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9664900852288265pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.-
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lurdes.-
dc.contributor.referee2LIRA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho monográfico é a análise sobre a relação teoria-prática no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo estagiárias do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus de Cajazeiras/PB. Nosso problema de pesquisa foi assim delineado: como pedagogos em formação veem as contribuições da disciplina de estágio para a prática docente e a utilização do lúdico em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, tivemos como objetivo geral o de analisar o que pedagogos em formação compreendem acerca da utilização da ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do entendimento das contribuições da disciplina de Estágio Supervisionado. Como objetivos específicos, mapeamos os diferentes entendimentos de ludicidade na literatura vigente; identificamos os diferentes entendimentos de ludicidade que norteiam as práticas docentes no Ensino Fundamental para estagiários do curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação (UAE) do Centro de Formação de Professores (CFP) UFCG; e discutimos o entendimento da relação teoria-prática nas aulas de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de pedagogos em formação. Baseamo-nos nos seguintes autores para fundamentar o trabalho: Libâneo (2001-2013); Paniago; Sarmento (2015); Pimenta; Lima (2006), dentre outros, que revelam que os cursos de formação de professores precisam possibilitar oportunidades concretas que viabilizem a vivência do Estágio Supervisionado como essencial para a construção da identidade profissional do professor. Quanto à metodologia empregada, usamos a pesquisa qualitativa. Em relação ao instrumento de coleta de dados, usamos a entrevista semiestruturada, contendo oito questões, com estudantes do Curso de Pedagogia que já cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado proporcionou reflexões sobre a prática docente, e uma dessas perpassa pela inclusão de atividades lúdicas na formação profissional, de modo que essa experiência formadora seja refletida na atuação, posterior à universidade, haja vista a necessidade de maior integração entre o lúdico e o trabalho pedagógico, não somente no curso de Pedagogia, mas em todas as outras profissões que demandam o cuidado com o outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.description.abstractThe object of study of this monograph is the analysis about the theory-practice relationship in the Supervised Internship in the initial years of Elementary Education, according to the Pedagogy course interns, of the Federal University of Campina Grande / UFCG, campus of Cajazeiras / PB. Our research problem is thus outlined: how do pedagogues in training perceive the contributions of the Supervised Internship subject to the teaching practice and the use of ludic activities in the classroom in the early years of Elementary School? We have as objectives: to analyze what pedagogues in training figure out about the use of playfulness in the initial years of Elementary School, from the understanding of the contributions of the Supervised Internship subject; to map the different understandings of playfulness in the current literature; to identify the different understandings of playfulness that guide the teaching practices in Elementary Education for interns of the Pedagogy course UAE / CFP / UFCG; and to discuss the understanding of the theory-practice relationship in the Supervised Internship classes in the initial years of Elementary Education from the perspective of pedagogues in training. We based on the following authors to justify the work: Libâneo (2001-2013); Paniago; Sarmento (2015); Pimenta; Lima (2006), among others, who reveal that teacher training courses need to provide concrete opportunities that enable the experience of the Supervised Internship as essential for the construction of the teacher´s professional identity. As to the methodology, we used the qualitative research. In regard to the instrument, we used the semi-structured interview, containing eight questions, with Pedagogy students who have already taken the Supervised Internship course in the initial years of Elementary School. The result has provided reflections on the teaching practice, and one of these undergoes the inclusion of ludic activities in the professional training, so that this formative experience is reflected on the performance, after the university, due to the need of greater integration between the ludic activities and the pedagogical work, not only in the Pedagogy course, but in all other professions that demand care with the other.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5195-
dc.date.accessioned2019-07-31T11:31:07Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T11:31:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLúcidopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectLucidpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Maria Neurimar da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTheory-practice relationship in supervised internship in the early years of elementary school: an experience of pedagogy students.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Maria Neurimar da Silva. Relação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia. 2017. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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