Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5196
Title: O uso das tics na sala de aula em duas escolas municipais da cidade de Sumé - Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira e Escola Municipal Presidente Vargas.
Other Titles: The use of ICT in the classroom at two Municipal Schools in the city of Sumé - Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School and Presidente Vargas municipal school.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Maria da Paz de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Walberto Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Carolina Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Tecnologia e ensino;Tecnologias da informação e comunicação;Métodos de ensino;Technology and teaching;Information and Communication Technologies;Teaching methods
Issue Date: 2-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Maria da Paz de Araújo. O uso das tics na sala de aula em duas escolas municipais da cidade de Sumé - escola municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira e escola municipal Presidente Vargas. 2016. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5196
???metadata.dc.description.resumo???: Vêm ocorrendo varias mudanças significativas no mundo, e na educação não é diferente, estamos vivendo na era da tecnologia, e pensando sobre isso realizei essa pesquisa sobre o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em duas escolas Municipais da cidade de Sumé, onde busquei conhecer se é, e como é feito o seu uso no ambiente escolar, e também essa pesquisa foi realizada com o intuito de conhecer se há diferenciação no ensino oferecido pela mesma rede de ensino, considerando que uma das escolas encontra-se num bairro considerado “periferia” e a outra localizada no centro da cidade. Essa pesquisa é qualitativa e quantitativa. Quis saber como as tecnologias são vistas pelos professores e pelos alunos, e o seu significado para o ensino, de forma que consegui obter as principais questões do meu interesse a cerca desse tema das TICs. Os métodos de ensino são importantes para que ocorra o processo de ensino aprendizagem, mas eles devem ser tratados como recursos, não podem substituir os professores, que devem estar atentos a essa questão. Com a busca de meios para transmitir conteúdos e não estar mais conectado ao livro didático, são varias as mudanças que ocorreram e estão ocorrendo no campo educacional, e os professores devem estar cientes disso e prepararem-se para seguir com seu ensino, fazendo uso das novas metodologias, que podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. Obtive resultados de que o uso das TICs é considerado importante para os alunos, pois é com esse uso que os mesmos começam a se conectar a esse mundo, podendo conhecer culturas e novos mundos, sem sair de casa ou mesmo da sala de aula, sendo necessário para isso que o professor saiba fazer o uso adequado desse recurso, de forma que propicie novos conhecimentos e estímulos.
Abstract: Ha ocurrido varios cambios importantes en el mundo, y en la educación no es diferente, estamos viviendo en la era de la tecnología, y pensando sobre eso realicé esta investigación sobre el uso de las TICs en dos escuelas municipales en la ciudad de Sumé, dónde busqué conocer si es, y cómo es hecho el uso de las TICs en el entorno escolar, y también esta investigación fue realizada con el fin de conocer si hay diferenciación en la educación ofrecida por el mismo sistema escolar, teniendo en cuenta que una de las escuelas está en una barrio considerado "periferia" y el otro situado en el centro de la ciudad. Esta investigación es cualitativa y cuantitativa. Yo quiso saber como las tecnologías son vistas por los profesores y por los estudiantes, y su importancia para la enseñanza, de manera que conseguí obtener las principales cuestiones de mi interés sobre este tema de las TICs. Los métodos de enseñanza son importantes para la ocurrencia del proceso de enseñanza-aprendizaje, sino que deben ser tratados como recursos, no pueden sustituir a los maestros, y ellos deben prestar atención a esa cuestión. Con la búsqueda de medios para la transmisión de los contenidos y no está más conectado al libro didáctico, son varias los cambios que hay ocurrido y están ocurriendo en el campo educacional, y los profesores deben estar conscientes de eso y prepararse para seguir con su enseñaza, pero haciendo uso de nuevas metodologías, que pueden auxiliar en el aprendizaje del estudiente. Obtení los resultados de que el uso de las TICs son consideradas importantes para los estudiantes, ya que es con este uso que empiezan a conectarse a este mundo, pudiendo conocer culturas y nuevos mundos, sin salir de casa o de la clase, para eso es necesario que el profesor sepa hacer el uso adecuado de ese recurso, de forma que propicie nuevos conocimientos.
Keywords: Tecnologia e ensino
Tecnologias da informação e comunicação
Métodos de ensino
Technology and teaching
Information and Communication Technologies
Teaching methods
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5196
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA PAZ DE ARAÚJO BRITO - TCC LECAMPO 2016.pdfMaria da Paz de Araújo Brito - TCC LECAMPO 20161.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.